top of page
site-sma.png

IC Encontro de Artes seleciona bolsistas através de oficinas no interior e na capital da Bahia

  • Foto do escritor: Yasmin Azevedo
    Yasmin Azevedo
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

Com turmas de iniciação à produção cultural e à comunicação em cultura, festival oferece formação nas cidades de Itagibá, Madre de Deus, Candeias, Jequié, Itabuna e Salvador

 


Em sua 17ª edição, o IC Encontro de Artes, festival calendarizado que acontece no mês de agosto em Salvador, realizará expansão inédita no interior da Bahia. Além de apresentações artísticas durante o evento, essa presença se inicia com uma série de oficinas de Iniciação à Produção Cultural, que vai passar pelas cidades de Itagibá, Madre de Deus, Candeias, Jequié e Itabuna, entre maio e junho, até chegar a Salvador, no mês de julho, onde também haverá uma oficina de Iniciação à Comunicação em Cultura.

 


Foto: Patricia Almeida
Foto: Patricia Almeida

De cada turma, uma pessoa será selecionada para atuar como bolsista, para, em continuidade à formação, fazer acompanhamento na prática dos trabalhos do festival, durante duas semanas, com bolsa auxílio de R$ 600 e todas as despesas de viagem cobertas para os selecionados do interior. As inscrições podem ser feitas nos formulários disponíveis na página de Instagram @icencontrodeartes. As atividades contam com patrocínio da Transpetro, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, via programa Transpetro em Movimento.

 

As oficinas serão ministradas pelas produtoras culturais Ellen Mello e Tais Bichara e pela comunicóloga Paula Berbert, integrantes da Conexões Criativas e da Dimenti Produções Culturais, empresas parceiras na realização do IC Encontro de Artes. Cada turma, com carga horária de 12 horas, oferece 20 vagas gratuitas, sujeitas a seleção, na perspectiva de oferecer formação inicial em áreas fundamentais dos bastidores das artes e da cultura. Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, ter ensino médio completo e disponibilidade de presença para as aulas agendadas.

 

A Oficina de Iniciação à Produção Cultural irá abordar de forma introdutória e prática as etapas de um projeto cultural, discutindo sobre os processos que envolvem a pré-produção (planejamento e cronograma), execução (operacionalização e acompanhamento) e pós-produção (avaliação e relatórios), com destaque para a produção de festivais.

 

A Oficina de Iniciação à Comunicação em Cultura tratará das teorias da comunicação social e da comunicação em cultura, debatendo sua importância, além de apresentar ferramentas e técnicas para a prática, considerando a comunicação como parte fundamental do trabalho em cultura e integrante da concepção poética, política, social e de produção de ações artístico-culturais.

 

O IC Encontro de Artes também tem apoio financeiro continuado do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados.


Sobre o Programa Transpetro em Movimento

O Programa Transpetro em Movimento impacta positivamente quase 300 mil pessoas em 55 municípios brasileiros, em todas as regiões do país, e é uma parceria com o Ministério da Cultura e o Ministério do Esporte, por meio da Lei Rouanet e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Com capilaridade nacional, o primeiro edital público de patrocínio incentivado da Transpetro valoriza e promove a circulação de traços culturais brasileiros e a formação profissional, fortalecendo a diversidade e estimulando a inclusão de públicos minorizados ou em situação de vulnerabilidade. Mais de 80% dos projetos contemplados acontecem em comunidades tradicionais ou em áreas de periferia, com público prioritário formado em sua maioria por crianças e adolescentes.

 

IC ENCONTRO DE ARTES

Oficinas 2025

Vagas: 20 vagas por turma (sujeitas a seleção)

Quanto: Gratuito

Inscrições: Instagram @icencontrodeartes

 

OFICINA DE INICIAÇÃO À PRODUÇÃO CULTURAL 

Itagibá

Datas: 30 e 31 de maio de 2025

Horários: sexta 14h às 18h; sábado 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Local: Auditório Solano Trindade - Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Madre de Deus

Datas: 2, 3 e 4 de junho de 2025

Horário: 17h às 21h

Local: Auditório da Biblioteca Municipal

Candeias

Datas: 6 e 7 de junho de 2025

Horários: sexta 14h às 18h; sábado 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Local: Auditório da Biblioteca Pública Professora Dalila Baptista

Jequié

Datas: 9, 10 e 11 de junho de 2025

Horário: 17h às 21h

Local: a divulgar

Itabuna

Datas: 13 e 14 de junho de 2025

Horários: sexta 14h às 18h; sábado 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

Local: Sala multiuso do Centro de Cultura Adonias Filho

Salvador

Datas: 7 a 10 de julho de 2025

Horário: 18h às 21h

Local: Casa Arte Dá Trabalho

 

OFICINA DE INICIAÇÃO À COMUNICAÇÃO EM CULTURA 

Salvador

Datas: 14 a 17 de julho de 2025

Horário: 18h às 21h

Local: Casa Arte Dá Trabalho

 
 
 

Commentaires


bottom of page