top of page
site-sma.png

SALVADOR RECEBE MOSTRA SUL-AMERICANA DE CINEMA DEDICADA A TEMAS SOCIOAMBIENTAIS


Foto: Divulgação


Salvador recebe, nos dias 12 e 13 desse mês, a Mostra Ecofalante de Cinema - Bahia 2023, considerada como um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais.


O Cine Metha – Glauber Rocha, a Sala Walter da Silveira e mais 17 espaços culturais e educacionais de Salvador vão exibir filmes premiados internacionalmente, títulos assinados por prestigiados cineastas brasileiros, longas-metragens inéditos no país, obras da “mãe do cinema africano” Sarah Maldoror, além de debates com ativistas, cineastas e especialistas, sessões para estudantes e para o público infantil. Tudo com entrada franca.

Até o mês de maio, as exibições alcançam a Região Metropolitana, nas cidades de Camaçari (24 a 29 de abril) e Dias D’Ávila (24 de abril a 06 de maio). Já o Recôncavo da Bahia receberá a Mostra no segundo semestre, com sessões em Cachoeira (31 de julho a 9 de agosto) e Cruz das Almas (31 de julho a 10 de agosto).


Ao todo, serão exibidos 33 filmes, representando 16 países. o festival promove ainda projeções em 19 espaços culturais e educacionais da cidade. Três debates completam a grade: “O Futuro da Energia” (em 18/04), “Racismo Ambiental” (19/04) e “Direito à Mãe Terra” (20/04).

Na sessão de abertura para convidados, em 12 de abril, a atração é o longa-metragem paulista “A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge, que retrata a expedição comandada pelo indigenista Bruno Pereira na Amazônia para encontrar e estabelecer o primeiro contato com um grupo de indígenas isolados da etnia dos Korubo.


A produção conquistou, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, os prêmios de melhor filme, fotografia, montagem e edição de som.

A cerimônia de abertura contará com a participação dos cineastas Bruno Jorge, Aurélio Michiles e Jorge Bodanzky, que também estarão presentes em sessões de seus filmes durante o evento.

Confira os detalhes da Mostra em suas redes sociais: www.instagram.com/mostraecofalante.

bottom of page