top of page
site-sma.png

CELEBRAÇÃO E CONEXÃO CULTURAL: O DIA DA DANÇA E O RESGATE DA DANÇA AFRO-BAIANA


Fotos: Arivaldo Publio


Uma jornada de expressão, identidade e celebração através dos ritmos e movimentos da cultura afrodescendente na Bahia


No cenário cultural da Bahia, o dia 29 de abril é mais do que uma data comum no calendário. É o Dia da Dança, uma ocasião de celebração e reconhecimento das diferentes expressões artísticas que permeiam o estado.


Entre essas manifestações, a dança afro-baiana se destaca não apenas como uma forma de arte, mas como um veículo poderoso de conexão com a história, identidade e espiritualidade do povo baiano.

Originária das tradições dos povos africanos trazidos como escravos para o Brasil, a dança afro-baiana é uma síntese de ritmos, movimentos e simbologias que resistiram ao tempo e às adversidades históricas.


É um legado vivo que se mantém pulsante nas ruas, terreiros e palcos da Bahia, transmitido de geração em geração como uma herança cultural inestimável.



Nos terreiros de candomblé e nas rodas de capoeira, os ritmos envolventes dos atabaques e o gingado dos corpos evocam ancestrais e divindades, enraizando os praticantes em uma espiritualidade profunda e coletiva. Nas escolas de dança e nos grupos culturais, os passos complexos e as coreografias vibrantes narram histórias de resistência, resiliência e afirmação da identidade negra.

Além de ser uma forma de expressão artística, a dança afro-baiana desempenha um papel fundamental na promoção da autoestima e no empoderamento da comunidade negra.


Ao ocupar espaços públicos e palcos, ela desafia estereótipos e preconceitos, afirmando a beleza e a relevância das tradições afrodescendentes na construção da identidade baiana e brasileira como um todo.


Neste Dia da Dança, é essencial reconhecer e honrar a contribuição da dança afro-baiana para o rico mosaico cultural da Bahia.


É um convite para mergulhar nas raízes ancestrais, celebrar a diversidade e fortalecer os laços de solidariedade e respeito mútuo.

Que cada passo dado seja um tributo àqueles que vieram antes de nós e uma inspiração para as gerações futuras, perpetuando assim a beleza e a vitalidade dessa forma de arte tão singular.


O Dia da Dança na Bahia é uma celebração em constante movimento, enriquecida pela participação e contribuição de todos aqueles que encontram na dança uma maneira de expressar sua essência e sua conexão com o mundo ao seu redor.

bottom of page