top of page
site-sma.png

PROIBIDO O USO DE PISTOLAS DE ÁGUA NO CARNAVAL E FESTAS DE RUA NA BAHIA


Foto: Paula Fróes/CORREIO

Uma nova medida acaba de ser sancionada na Bahia, trazendo mudanças significativas para o Carnaval e outras festas de rua no estado. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou a lei proposta pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), que proíbe o uso de pistolas de água e objetos semelhantes durante essas celebrações. A publicação oficial ocorreu no último sábado (3), no Diário Oficial do Estado (DOE), e traz consigo a responsabilidade dos blocos e organizações em tomar medidas para impedir o uso desses artefatos, bem como a implementação de campanhas educativas e a aplicação de penalidades.


A medida, proposta pela deputada estadual Olívia Santana, busca evitar acidentes e incômodos durante as festividades, responsabilizando blocos e organizações em tomar medidas de controle. Campanhas educativas e penalidades também fazem parte da nova lei, promovendo uma cultura de respeito e garantindo diversão de forma segura e inclusiva.


A decisão de proibir o uso de pistolas de água no Carnaval e festas de rua na Bahia é um passo importante rumo à conscientização e segurança desses eventos. Embora seja uma tradição comum e divertida, é necessário considerar os aspectos negativos e potenciais riscos envolvidos no uso descontrolado desses artefatos.

Em primeiro lugar, devemos lembrar que o Carnaval e as festas de rua são eventos que atraem uma grande quantidade de pessoas, de todas as idades e origens. O uso de pistolas de água, muitas vezes acompanhado de brincadeiras e até mesmo agitação excessiva, pode resultar em acidentes e lesões. Além disso, esses objetos podem se tornar um incômodo para aqueles que preferem desfrutar da festa sem serem molhados.


A lei sancionada estabelece a responsabilidade dos blocos e outras organizações em tomar medidas para evitar o uso desses artefatos. Isso significa que eles devem adotar estratégias de conscientização e controle, informando aos participantes sobre a proibição e tomando medidas para evitar que as pistolas de água sejam levadas para as festas. Essas ações são fundamentais para garantir a segurança e a tranquilidade de todos os presentes, tornando o ambiente mais agradável e inclusivo.

bottom of page