top of page
site-sma.png

OLODUM: SIMBOLOGIA E CORES

Atualizado: 24 de abr. de 2023


musico do olodum levantando o tambor
Foto reprodução: Farm Rio


O-LO-DUM palavra forte que juntamente com as batidas de sua percussão entona mais potência! Quem não conhece? Ou melhor, quem nunca se arrepiou escutando “Revolta olodum”?


Olodum é a maior banda percussiva do planeta, há mais de 40 anos fazendo história pelo mundo, o projeto foi fundado em 1979 como uma opção de lazer pros moradores do Centro Histórico de Salvador e ganhou o mundo!

A palavra Olodum é originária do Yorubá, e segundo o candomblé significa “Deus dos Deuses” ou “Deus maior,” porém não simboliza um orixá e sim o Deus criador do universo.

O símbolo foi feito por João Silva, publicitário baiano, criador da marca Olodum.


O modelo da marca é inspirado no símbolo de paz e amor, segundo João.

Verde, vermelho, amarelo, preto e branco, cores marcantes e vibrantes, potentes assim como o nome, cada uma das cores do Olodum tem uma representação.


A cor verde traduz as florestas da África, o vermelho retrata o sangue da raça negra, o amarelo representa o ouro da África, o preto é o orgulho da população negra e o branco, a paz. Essas cores compõem a essência do movimento Pan-africanismo.

O Olodum nasce das ruas de Salvador, no coração da cidade, o Pelourinho e defende a luta para garantir os direitos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no mundo, o Olodum é tombado pela ONU como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia e segue escrevendo história a mais de 40 anos!

bottom of page