top of page
site-sma.png

MÃE STELLA DE OXÓSSI VAI VIRAR NOME DE RUA EM SÃO PAULO


Fotos: Divulgação

Uma das mais importantes ialorixás da Bahia, Mãe Stella de Oxóssi, que faleceu em 2018 aos 96 anos, vai batizar uma rua na maior cidade do país. Segundo o projeto de lei 01-00802/2021, proposto pela vereadora paulistana Erika Hilton (PSOL), e que foi aprovado em primeira votação no último dia 22, a Estrada Mãe Stella de Oxóssi ficará localizada no Distrito de Cidade Dutra, como homenagem à mãe de santo soteropolitana que foi a quinta a comandar o Ilê Axé Opô Afonjá e integrou a Academia de Letras da Bahia (ALB).


Além dela, outro projeto de lei de Erika Hilton, aprovado em primeira votação na mesma ocasião, também prevê o batismo de um logradouro no Distrito de São Mateus como Rua Dandara dos Palmares, numa homenagem à guerreira negra do período colonial que, após ser presa, cometeu suicídio se jogando de uma pedreira ao abismo para não retornar à condição de escravizada. Dandara também foi companheira de Zumbi dos Palmares, com quem teve três filhos.


“VITÓRIA! Mãe Stella de Oxóssi e Dandara dos Palmares serão homenageadas com nomes de ruas em São Paulo. A cidade ao longo foi construída sob símbolos e homenagens bandeirantes, a elite e políticos. É importante que nós homenageamos quem foi símbolo da luta do nosso povo”, comemorou a vereadora em uma postagem nas redes sociais.



Avenida em Salvador

Mãe Stella já dá nome a uma importante via de Salvador, que liga a Avenida Paralela à orla do bairro de Stella Maris.


Na entrada da Avenida Mãe Stella de Oxóssi, inaugurada em 2019, há também uma escultura da mãe de santo feita pelo artista plástico Tatti Moreno.

O monumento conta com uma imagem representando Oxóssi, de 6,50 metros de altura, e outra de Mãe Stella, com 2 metros de altura.



bottom of page