top of page
site-sma.png

MARCO TEMPORAL: MANIFESTAÇÃO NACIONAL CONTRA O PROJETO DE LEI 490 CHEGA A SALVADOR


Foto: Rovena Rosa/Ag. Brasil

No próximo dia 7, quarta-feira, às 11h, a Praça Tomé de Souza, localizada no Centro Histórico de Salvador (BA), será palco de uma manifestação histórica. O Movimento Salvador é Indígena convoca a população para protestar contra o Projeto de Lei 490, conhecido como Marco Temporal, aprovado na Câmara dos Deputados e que será votado no Senado como PL 2903.


O Marco Temporal tem despertado indignação e mobilização em todo o país, e Salvador não poderia ficar de fora dessa luta pela defesa dos direitos indígenas. Desde 2021, o Movimento Salvador é Indígena vem organizando atos em prol da causa indígena na cidade, e essa manifestação será mais um importante capítulo dessa história de resistência.

A manifestação em Salvador é parte de uma mobilização nacional, que contará com protestos em diversas cidades brasileiras. Será um momento de união, em que vozes indígenas, organizações e coletivos se juntarão para exigir a rejeição do Marco Temporal e a proteção dos direitos dos povos originários.


O Marco Temporal, se aprovado, representará um retrocesso significativo para os povos indígenas no Brasil. Essa proposta estabelece que somente terão direito à terra aqueles povos que comprovarem sua ocupação até a data de promulgação da Constituição Federal, ou seja, até 5 de outubro de 1988. Isso ignoraria a história de luta e resistência desses povos, que foram sistematicamente expulsos de suas terras ao longo dos séculos.


A luta contra o Marco Temporal é uma luta pela justiça e pela preservação da cultura e dos direitos indígenas. Os povos originários são os verdadeiros guardiões das terras ancestrais, responsáveis pela preservação ambiental e pela diversidade cultural do nosso país. É nosso dever apoiá-los nessa batalha.

Durante a manifestação em Salvador, estão previstas falas emocionantes de indígenas, organizações e coletivos engajados na causa. Além disso, haverá intervenções artísticas, que trarão ainda mais visibilidade e sensibilidade para a questão.

bottom of page