top of page
site-sma.png

Maior festival quilombola do Recôncavo chega à 17ª edição

  • Foto do escritor: Yasmin Azevedo
    Yasmin Azevedo
  • 9 de set.
  • 2 min de leitura

O Festival Cultural e Gastronômico da Ostra reúne música, gastronomia com ostras cultivadas na região, feira de economia solidária, oficinas e o Desfile de Moda Afro Quilombola no Quilombo do Kaonge.


Foto: Arivaldo Publio
Foto: Arivaldo Publio


Nos dias 10, 11 e 12 de outubro, o Quilombo do Kaonge, em Cachoeira (BA), será palco do 17º Festival Cultural e Gastronômico da Ostra, o maior festival quilombola do Recôncavo. Ao longo de quase duas décadas, o evento se consolidou como espaço de celebração da ancestralidade, valorização da cultura quilombola e fortalecimento da autoestima das comunidades da Bacia e Vale do Iguape.


Feira de Economia solidária. Foto: Arivaldo Publio
Feira de Economia solidária. Foto: Arivaldo Publio

Mais que uma festa, o festival é também um símbolo de resistência e inovação. Desde 2011, adota a moeda social Sururu, que circula entre os expositores e visitantes como instrumento de fortalecimento da economia local. Outro destaque é a Feira de Economia Solidária, que reúne artesanato, gastronomia e produção quilombola, promovendo autonomia econômica e protagonismo comunitário. Durante o evento, o público terá ainda a oportunidade de comprar e degustar uma grande variedade de pratos regionais preparados com ostras cultivadas na própria região, um dos marcos da tradição local.


Governador Jerônimo Rodrigues. Foto: Arivaldo Publio
Governador Jerônimo Rodrigues. Foto: Arivaldo Publio

A programação já confirmou grandes atrações musicais, como o tradicional bloco afro Ilê Aiyê, a energia contagiante do Samba Trator e a força das tradições locais com o Samba de Roda Suspiro do Iguape. Grupos culturais da região também se apresentarão ao longo dos três dias, e novos nomes ainda serão anunciados para completar a programação. Além dos shows, o público vai poder acompanhar o Desfile de Moda Afro Quilombola, a Oficina de Manejo da Ostra e a Oficina de Gastronomia Regional, conduzida pelas mulheres da comunidade do Kaonge, que apresentam receitas típicas do Recôncavo com insumos da própria região.


Foto: Arivaldo Publio
Foto: Arivaldo Publio

O acesso ao festival será mediante a doação de 2kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa Bahia Sem Fome. Dessa forma, o evento reafirma também seu compromisso social, unindo cultura, solidariedade e cidadania.


Visite o perfil oficial: www.instagram.com/festadaostraoficial/


O 17º Festival Cultural e Gastronômico da Ostra é apresentado pela TAG, Petroreconcavo e Governo da Bahia. Uma realização da Rede AMO, idealização do CECVI e Rota da Liberdade, com patrocínio da TAG e da Petroreconcavo, através da Lei de Incentivo à Cultura – Fazcultura, Secretaria da Cultura e Secretaria da Fazenda.

 
 
 

Comentários


bottom of page