top of page
site-sma.png

GOVERNO REALIZA CAMPANHA DE COMBATE AO RACISMO DURANTE O CARNAVAL


Foto: Divulgação/Sepromi


Para prevenir e combater situações de preconceito e discriminação racial no Carnaval de Salvador, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), lança a campanha ‘Racismo não é fantasia, não é cantada, não é brincadeira. Racismo é crime!’.


A ação conta com material informativo – ventarolas, adesivos e panfletos – que será distribuído nos pontos de entrada da capital baiana, nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico/Pelourinho), além dos bairros onde há programação festiva.


“Será uma campanha educativa para que foliãs e foliões curtam o Carnaval com respeito à diversidade, sem atitudes ofensivas à população negra. A iniciativa também tem o intuito de demonstrar que estaremos a postos e atuantes para receber e encaminhar denúncias de racismo. Queremos um carnaval democrático, inclusivo e seguro para todas as pessoas”, destaca a titular da Sepromi, Ângela Guimarães.

Entre os dias 16 e 21 de fevereiro, a unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela funcionará na Avenida Milton Santos, em Ondina, sempre das 10h às 22h. O equipamento, vinculado à Sepromi, contará com uma equipe multidisciplinar para fornecer orientações e realizar o registro de violações de direitos nas esferas racial e religiosa durante a folia.


As ocorrências também podem ser informadas pelos telefones do Centro e da Ouvidoria Geral do Estado, (71) 3117-7448 e 0800- 2840011, respectivamente.

Nelson Mandela


Considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos na África do Sul, Nelson Mandela foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 e 1993 no país. Faleceu aos 95 anos, no dia 5 de dezembro de 2013.


Entre outras condecorações, recebeu em vida o prêmio Nobel da Paz por seus esforços contra o racismo.

Milton Santos


Nascido na cidade de Brotas de Macaúbas, o geógrafo e professor universitário baiano Milton Santos (1926-2001) foi um dos grandes pensadores brasileiros do século 20.


Bacharel em direito pela Universidade Federal da Bahia e doutor em geografia pela Universidade de Strasbourg, na França, sua obra se destaca por estabelecer uma relação original entre geografia e outros campos de conhecimento, como sociologia, economia e política.

Kommentare


bottom of page