top of page
site-sma.png

FEIRA ARTESANATO DA BAHIA CHEGA A ARRAIAL D’AJUDA


Foto: Pedro Moraes/GOVBA

No roteiro do turismo internacional na Costa do Descobrimento, a badalada Arraial d’Ajuda, no município de Porto Seguro, vai abrir a segunda temporada das Feiras Regionais Artesanato da Bahia, nos dias 4, 5 e 6 de março, das 15h às 22h, na Praça São Braz.


Nesta edição, o público poderá conferir um artesanato que revela as diversas expressões multiculturais da região, com destaque para o trabalho manual dos Pataxós, que traduz a resistência e a cultura indígena.


A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e o apoio do Centro Público de Economia Solidária – Cesol Costa do Descobrimento e Extremo Sul.


Na região, são utilizadas técnicas que empregam a matéria nativa em composições contemporâneas, como aproveitamentos de cocos, entalhe e pintura em madeira, tecelagem, arte em tecido, bordados, crochê, trançado de fibras naturais de cipós, piaçava e dendê.


Os objetos indígenas, produzidos pelo povo Pataxó, são muito procurados pelos turistas na região. Entre eles, destacam-se as peças utilitárias talhadas em madeira, adornos corporais com sementes, instrumentos musicais e objetos do cotidiano.


“Com muita felicidade e energia renovada neste ano que se inicia, abriremos o ciclo da Feiras Regionais Artesanato da Bahia em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro. Este local carrega uma grande simbologia devido à presença marcante do artesanato indígena, nossos pioneiros artesãos brasileiros. Na ocasião, o público presente além da oportunidade de apreciar a beleza marcante do artesanato, poderá desfrutar das histórias e conhecimento que marcam a identidade cultural de cada uma das mais de 50 comunidades indígenas da região. Histórias de beleza, luta e resistência”, afirma Ângela Guimarães, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre Bahia.

Primeira temporada


Em 2021, a primeira temporada das Feiras Regionais Artesanato da Bahia foi recebida com muito sucesso nas cidades de Aratuípe (Maragogipinho), Lençóis, Jacobina, Vitória da Conquista, Cachoeira, Juazeiro e Itacaré. Nos sete municípios, o evento itinerante reuniu 191 artesãos e artesãs, que expuseram cerca de 16 mil produtos artesanais, gerando mais de R$ 170 mil em vendas, superando todas as expectativas no fomento do setor artesanal e valorização da cultura do estado. Além de promover a exposição e a comercialização de produtos, a feira cumpriu o papel de incentivar a inclusão social e produtiva e aquecer o turismo.


“Além do viés econômico, as feiras são espaços de celebração e promoção das matrizes culturais baianas em toda a sua diversidade, do tradicional ao contemporâneo. Por onde passamos, deixamos artesãos mais valorizados, articulações feitas e a economia aquecida”, conta Juliana Almeida, gerente de Projetos e Alianças da Fábrica Cultural.
bottom of page