top of page
site-sma.png

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A OFICINA-AÇÃO LAVAGEM 2023


Foto do cartaz: Bruno Ataíde


É tempo de saudar o mar, de saudar as forças que nos ligam ao coração do mar, de saudar as águas que nos movem e conectam, de saudar orixá: Odoyá ê Odoyá!


E é tempo de preparação da oficina-ação LAVAGEM 2023.

A Oficina-ação LAVAGEM é uma proposta poético-ritualística da Gameleira Artes Integradas, que nasce da compreensão de que a oferenda é parte do ciclo de reciprocidade que nos integra na dimensão comunal da vida, ativando as vias de comunicação com as forças materiais e invisíveis que nos regem.


O trabalho integra arte, ritualidade, cura, ecologia e política e se baseia no princípio de que a criação poética é um modo de oferenda e que a ativação sensível provocada pelas artes é um valor não só para seres humanos, mas também para outras espécies, seres e entidades.

LAVAGEM é conduzida por Raiça Bomfim, que a idealizou junto com Olga Lamas, e vem sendo realizada desde o ano de 2017. Esta edição acontecerá de 29 de janeiro a 02 de fevereiro, tendo quatro dias de encontros criativos na Casa Rosa, Rio Vermelho, e um quinto dia de saída da Performance-Oferenda.


A oficina inclui práticas de corpo, voz e movimento, agregadas a banhos de ervas, caminhadas na praia e ritos de cuidado coletivo, por meio dos quais é criada a Performance-Oferenda, que acontece na alvorada do dia 02, no trajeto entre Casa Rosa e Praia da Paciência.

Trata-se de um cortejo de mulheres caminhando juntas com suas cabeças de flores para saudar Iemanjá, para realimentar o pacto da vida em comunidade e para banhar a memória da cidade.


Haverá, durante um dos dias de oficina, a participação especial da Filha de Oxum Iyamim Ominíbú - @iyamim.ominibu -, contando histórias de orixá e ativando o pensamento ritual e a conexão com Iemanjá e Oxum.

A oficina-ação é aberta para a inscrição de até 40 mulheres, maiores de 18 anos, com ou sem experiência artística, através do link https://forms.gle/8PbjVsZwU6Aox1JW6 (o link tá tb na bio)


O trabalho recebe a orientação espiritual de Pai João e esta edição conta com o apoio do espaço cultural Casa Rosa.




bottom of page