top of page
site-sma.png

A TRADIÇÃO VIVA: FESTA JUNINA NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR

Atualizado: 12 de jun. de 2023


São João no Centro Histórico
Foto: Reprodução

A cidade de Salvador, na Bahia, se prepara para uma celebração única que promete resgatar a essência dos festejos juninos. Com início no dia primeiro de junho e uma duração de 25 dias, a festa do Centro Histórico promete trazer de volta a alegria e a devoção aos santos Santo Antônio e São João.


A grandiosa festança irá se espalhar por diversos locais, como a Praça Municipal, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco, Praça da Cruz Caída, Largo do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Saúde e Mercado de São Miguel. Esses espaços foram escolhidos em acordo com a comunidade local, buscando valorizar o patrimônio histórico da região e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades de trabalho e renda para comerciantes, moradores e grupos identitários.

A festa junina do Distrito Cultural do Centro Histórico de Salvador é um exemplo de como é possível unir tradição, empreendedorismo e respeito ao patrimônio cultural. Ao promover essa celebração, não apenas se mantém viva a cultura local, mas também se fortalece o senso de pertencimento e identidade da comunidade.


Os festejos juninos são uma manifestação cultural profundamente enraizada na história da Bahia, e resgatá-los em sua forma mais autêntica é um gesto de valorização e preservação do legado deixado por nossos antepassados. As festas contam com uma diversidade de elementos, como danças típicas, como o forró e o quadrilheiro, comidas tradicionais, como o milho, o amendoim e a canjica, além das famosas fogueiras e dos balões coloridos que enfeitam o céu.


Confira programação completa aqui.

bottom of page