Dizem que Salvador tem uma igreja católica para cada dia do ano, mas algumas se destacam. Conheça algumas igrejas e descubra porque elas viraram pontos turísticos da capital baiana.
Igreja do Senhor do Bonfim
Uma das marcas registradas de Salvador é a fitinha do Senhor do Bonfim, essas são entregues na igreja do santo de mesmo nome, localizada no Largo do Bonfim, que é considerada um marco histórico da capital baiana.
Além de pegar as tradicionais fitinhas e fazer os seus pedidos, o turista pode conhecer a arquitetura da igreja que possui sua construção datada em 1745.
Para quem visita o templo religioso, ainda pode conhecer a popular Lavagem do Bonfim, que acontece na segunda quinta-feira do ano, e é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, ficando atrás apenas do Carnaval.
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
Localizada no Centro Histórico de Salvador, no Pelourinho, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco foi construída entre os séculos XVII e XVIII e é uma arquitetura que remete ao barroco espanhol. No local, encontram-se pinturas no teto e um conjunto de azulejaria portuguesa do período colonial.
Entre as curiosidades sobre a igreja, dizem que foram utilizados mais de uma tonelada de ouro para decoração interna.
Santuário Santa Dulce dos Pobres
A conhecida como Santa Dulce dos Pobres, a Irmã Dulce, foi canonizada em outubro de 2019 pelo Papa Francisco, tornando- se a primeira santa nascida no Brasil. O santuário, localizado na Av. Dendezeiros do Bonfim, no Largo de Roma, é onde se encontra o túmulo que guarda os restos mortais do “Anjo Bom da Bahia”, como é chamada por muitos fiéis.
No local, os visitantes também podem participar de missas e conhecer um pouco da vida e obra de Irmã Dulce no memorial que guarda a história da sua vida e obra.
Igreja de Nossa Senhora da Vitória
Localizada na Praça Rodrigues Lima, no Largo da Vitória, a Igreja de Nossa Senhora da Vitória foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pela sua importância histórica, o templo é o segundo mais antigo do Brasil. Construído no século XVI, a igreja abriga uma grande quantidade de imagens barrocas da escola baiana do século XVIII.
O templo passou por diversas reformas ao longo do tempo, o local possui uma grande beleza arquitetônica, com elementos neoclássicos em sua fachada.
Os visitantes da igreja ainda podem conhecer sua belíssima vista para a Baía de Todos os Santos.
Igreja Santo Antônio Além do Carmo
Situada no Largo de Santo Antônio, a Igreja Santo Antônio Além do Carmo foi fundada em 1594 em homenagem a Santo Antônio. Ao longo da história o templo passou por reformas passando de pequena capela até a igreja que é hoje. Sua fachada possui estilo rococó e seu interior é revestido de talha neoclássica.
No local, é possui assistir o pôr do sol e acompanhar festas que acontecem no pátio da igreja.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos fica localizada no Largo do Pelourinho possui na sua estrutura dez painéis de azulejos representando cenas da devoção do rosário. Por sua cor azul e está localizada no final da Ladeira do Pelourinho, a igreja é destaque na localidade. Seu forro possui mais de 600 metros quadrados e mostra um medalhão com Nossa Senhora do Rosário ao centro, ladeada por São Domingos e São Pedro Mártir.
O templo possui uma história ligada aos cultos de matriz africana e faz uso de músicas dos terreiros de Candomblé, ao som de atabaques.
Igreja e Mosteiro Nossa Senhora do Monte Serrat
A Igreja e Mosteiro Nossa Senhora do Monte Serrat fica localizada em um dos pontos turísticos de Salvador, o Humaitá. Sua fundação não tem uma história exata, mas alguns acreditam que sua construção aconteceu pelo governador do Brasil Francisco de Souza, na mesma época em que edificou o forte de São Felipe, com sua fundação em 1580.
A Igreja e o Mosteiro de Monte Serrat foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por sua importância cultural.
Igreja de Nossa Senhora de Loreto
A Igreja de Nossa Senhora de Loreto fica localizada na Ilha dos Frades, município de Salvador. De acordo com o Santuário Mariano, a igreja foi edificada em 1945, por Francisco da Costa, dono da ilha, na época. Com características do período em que foi construída, a igreja é um cartão-postal único, com vista para o mar.
O templo religioso é considerado um patrimônio histórico estadual, tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) em 2002.
Comments