top of page
site-sma.png

SOTEROPOLITANOS E TURISTAS PARABENIZAM SALVADOR PELOS 474 ANOS


Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Salvador é uma cidade que encanta turistas e moradores com a sua história, cultura, gastronomia e belezas naturais.


Fundada em 1549, a cidade é conhecida por ser a primeira capital do Brasil e por seu casario colonial, que atrai visitantes de todas as partes do mundo.

Neste dia 29 de março, Salvador comemora mais um aniversário, celebrando 474 anos de história e tradição. É uma data importante para os soteropolitanos, que se orgulham da sua cidade e das suas raízes culturais.


Nascida no interior baiano, a personal trainer Taise Freitas, de 35 anos, que já morou na capital por 15 anos e hoje vive em Gramado, no Rio Grande do Sul, está "turistando" no bairro da Barra, apesar de conhecer a cidade muito bem. Ela contou que, de presente, daria um "muito obrigada" para a aniversariante do dia, pelo "acolhimento".


"Salvador é uma cidade muito acolhedora, linda, e é um lugar que existe uma mistura de culturas. Aqui vem gente de todos os lugares. Não tem como não se apaixonar por Salvador. Atualmente, estou morando em Gramado, há um ano e meio, mas parece que nunca fui embora desse lugar. Quando estou aqui me sinto muito bem acolhida, feliz e só sinto gratidão", declarou Taise.

Já Samara Santos, de 21 anos, aluna de capoeira, não conseguiu esconder a ansiedade para a comemoração dos 474 anos da cidade, programada para ocorrer no domingo (2), no Farol da Barra, com shows gratuitos de Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Luedji Luna, a partir das 19h40.


"A energia daqui é muito boa, mas eu daria de presente muita energia positiva. Daria muitos carnavais, muitas festas, muita saúde e prosperidade. Eu já estou ansiosíssima para estar aqui [no domingo]", afirmou Samara.

O professor Manuel Santos, de 54 anos, classificou o aniversário da cidade como "um momento de reflexão sobre o passado e o presente".


"Além de ser uma oportunidade de valorizar ainda mais as riquezas culturais e naturais da cidade. É um momento de celebrar a diversidade, a tolerância e a união que fazem parte da identidade soteropolitana", completou.

Nos últimos três anos, o aniversário da cidade não foi comemorado com festa por causa da pandemia da Covid-19. Em 2022, a Prefeitura de Salvador fez uma programação de entrega de novos equipamentos para celebrar os 473 anos.


Este ano, no domingo, 2 de abril, para marcar o retorno da celebração, vale destacar que as apresentações serão transmitidas através do YouTube da Prefeitura de Salvador e, também, pela Rede Globo de Televisão, na TV aberta e fechada.

A transmissão ao vivo do show começa às 19h55 de domingo, no horário nobre da Globo. Ainda na TV aberta, um programa especial com um resumo da apresentação vai ao ar após a exibição do Big Brother Brasil. Na TV fechada, o canal Multishow vai transmitir a festa na íntegra a partir das 20h.



bottom of page