top of page
site-sma.png

“RÁDIO EM MOVIMENTO”: ARTISTA VISUAL RICARDO FRANCO REPRESENTA A BAHIA EM IMPORTANTE EXPOSIÇÃO



O artista visual Ricardo Franco vai representar a Bahia na exposição “Rádio em Movimento”. A mostra, que une arte e cultura, homenageia o centenário do rádio e da Semana de Arte Moderna. Com seu trabalho “ASAS DA IMAGINAÇÃO": O rádio voa, tem e dá asas à imaginação", Franco acabou sendo o escolhido (em votação eletrônica) entre outros dois premiados artistas da "Boa Terra", Bel Borba e Marepe.


As obras selecionadas serão expostas no Museu Nacional da República, em Brasília, nos dias 16 e 17 de novembro, no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão. A “Rádio em Movimento” é promovida pela ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão com o apoio da ABART, na Bahia.

Obra - De acordo com o artista, na criação da sua escultura foi levado em consideração "o papel do rádio no lúdico e como fomentador da imaginação".


"Antigamente quando não existia televisão, o rádio tinha esse papel muito parecido com o livro. Transportar a imaginação do ouvinte. Nas rádios novelas antigas, o mocinho ou bandido era criado pela nossa imaginação. O rádio te transporta para outra dimensão. E foi pensando nisso que resolvi criar Ele com asas e branco, como um campo de imaginação", explica.

Artista - Ricardo cursou artes plásticas na Universidade Católica e aos 26 anos, fundou a Graal Comunicação, empresa do ramo de Publicidade que atua no mercado baiano. Sua atuação como publicitário já lhe rendeu diversos prêmios como o primeiro lugar no concurso nacional de criação da Marca e Slogan do Carnaval de Salvador. O seu lado artista plástico foi resgatado em 2009.


Em pouco mais de dez anos Franco já acumula participações em exposições coletivas em Barcelona, Paris, Finlândia, Portugal, Egito, New York, Shangai, entre outras.


Além disso, foi um dos artistas selecionados para a importante Bienal de Arte Contemporânea Europeia e latino- americana em Portugal e teve uma de suas obras expostas na Times Square, NY, na Exposição Artists Wanted. Destaque ainda para suas exposições individuais no Museu Rodin Bahia e no Museu de Arte da Bahia. Em 2020, foi um dos selecionados do projeto Itaú Cultural.




bottom of page