top of page
site-sma.png

OBRA CELEBRA A MEMÓRIA DE SALVADOR E RETOMA A HISTÓRIA DA CIDADE


Fachada da igreja Nossa Senhora da Vitória - Foto: Tarcisio Albuquerque

Livro “Uma Cidade, uma Rua, uma Igreja”, será lançado nesta quinta, 26, na Igreja Nossa Senhora da Vitória


O evento de lançamento do livro “Uma cidade, uma rua, uma igreja”, acontecerá nesta quinta-feira, 26, às 18h, na sacristia da igreja Nossa Senhora da Vitória, no Corredor da Vitória. Com texto do escritor e antropólogo Antônio Risério, o projeto Paróquia da Vitória, conta a história da fundação da Cidade do Salvador, trazendo como elemento central a urbanização da região do bairro da Vitória.


A obra é o resultado detalhado de pesquisa histórica, bibliográfica, registros fotográficos e o entendimento de todo o processo que compõe a trajetória da cidade até os dias atuais.


“Pude me debruçar mais sobre alguns aspectos da vida em Salvador, sobre o avanço da cidade em direção à sua área rural (ou sua periferia semiurbana, como em Brotas, na Vitória, na Barra), sobre o Campo Grande, o Corredor e o Largo da Vitória, tanto em suas transas sociais quanto em feitios arquitetônicos, para finalmente chegar à Vitória atual”, disse Antônio Risério, autor do livro.


Produzido e editado pela P55 Edição, o livro tem 292 páginas, e traz registros históricos que revelam uma Salvador que se desfez no tempo como a reprodução de um mapa, Terra Brasilis, que atualmente se encontra na Biblioteca Nacional de França, em Paris; ou ainda a reprodução de várias configurações arquitetônicas da igreja, de coleções diversas.


Além disso, a publicação traz fotos que destacam os detalhes e a beleza arquitetônica da igrejinha, como a pintura central do teto, feita por José Raimundo em 1810. O livro traz também um novo registro de imagens realizado pelos fotógrafos Tarcísio Albuquerque e Alberto Lyra.


O pároco da igreja, Padre Luís Simões, ressalta a importância da obra para o entendimento da história, e valorização da memória de Salvador


“O livro é um registro importantíssimo para que nós possamos entender que a Paróquia teve um papel fundamental no desenvolvimento do Corredor da Vitória”. E, sobre a importância da Paróquia da Vitória, ele conclui: “Por meio de ações religiosas e sociais, a nossa igreja é uma referência para que a fé tenha um sentido na vida das pessoas.

Com preço de R$100, o livro terá toda renda revertida para a paróquia da Vitória. Mas, quem quiser, também pode baixar, gratuitamente, a versão digital do livro no site.


Fotografia do Acervo Ewald Hackler, extraída do livro "...vou para Bahia | Foto: Marisa Vianna


A obra também terá uma versão digital com audiodescrição, ferramenta que descreve e traduz as imagens, permitindo a utilização de recursos auditivos como veículo de acesso ao conteúdo do livro por pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia, idosos ou indivíduos com baixa visão.


“Nosso objetivo é disseminar, o máximo possível essa parte da história de Salvador. Por isso 400 exemplares serão doados para escolas públicas, instituições culturais, bibliotecas comunitárias e órgãos governamentais para distribuição ao público, em especial pessoas que não tem acesso a esse tipo de publicação”, explica o editor da P55, Marcelo Portugal.

Juliano Matos, diretor de relações institucionais da GPE Global Participações em Energia S.A. fala sobre a iniciativa de patrocinar o livro:


“Contar a história da Paróquia da Vitória significa compartilhar o nosso passado comum, a incrível diversidade da nossa formação como sociedade e legado civilizatório, único no mundo. A GPE oferece com alegria mais uma importante obra de referência para entender e interpretar a história da cidade de Salvador.”

Serviço:


Data do lançamento: 26 de maio (quinta-feira)

Local: Igreja Nossa Senhora da Vitória, no Corredor da Vitória

Horário: 18h




bottom of page