top of page
site-sma.png

NOVA ESPÉCIE DE DINOSSAURO É DESCOBERTA NA BAHIA E SE CHAMA TIETA


Foto: Thales Nascimento/Divulgação


Cientistas batizaram novo dinossauro como Tietasaura derbyiana


Em uma pesquisa recente, paleontólogos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) descobriram um novo dinossauro que vagou pela Bahia há milhões de anos.


Batizado de Tietasaura derbyiana, em homenagem ao romance "Tieta do Agreste" de Jorge Amado e ao geólogo Orville A. Derby.

Segundo a universidade, o trabalho também revelou os primeiros ossos de dinossauros descobertos na América do Sul, "proporcionando apontamentos valiosos sobre a fauna pré-histórica da região".


Durante a análise, foi identificada a espécie nova, a primeira no Brasil de um dinossauro do grupo dos ornitísquios, uma ordem de dinossauros herbívoros, caracterizados pelo focinho em forma de bico e pela estrutura da pélvis que se assemelha à das aves.

A descoberta, publicada na revista científica Historical Biology neste mês de abril, reviveu fósseis que datam entre 1859 e 1906, coletados na Bacia do Recôncavo, unidade geológica localizada no Nordeste do Brasil, e considerados perdidos até serem reencontrados no Museu de História Natural de Londres.


bottom of page