MOSTRA “FIOS DA MEMÓRIA” CELEBRA IDENTIDADE NEGRA EM PENTEADOS
- tiagoqs2
- 6 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

O Coletivo Banto de Artes Integradas lança nos dias 6, 7 e 8 de junho a Mostra Fotográfica Fios da Memória: Tranças como Resgate Identitário, no Parque São Bartolomeu, Subúrbio Ferroviário de Salvador.
A exposição, que é aberta ao público, será o resultado de um editorial fotográfico de 12 fotos, onde serão reproduzidos os penteados de origem Fulani, Banto e Mbalantu, etnias africanas, em contraponto com seu uso contemporâneo, presente no cotidiano das populações negras e periféricas.
O cenário escolhido da Mostra Fios da Memória será na própria comunidade do Subúrbio, com modelos do território e em espaços que guardam essas memórias, como o próprio Parque São Bartolomeu e o Mercado de Paripe. A Mostra propões resgatar as origens africanas dos penteados que fazem parte do cotidiano das comunidades negras, fortalecer a autoestima e a identidade da população negra, sobretudo no território suburbano.
“Estamos trazendo o cotidiano do Subúrbio para essas narrativas, especialmente com os penteados atuais. A ideia é que as pessoas que usam tranças hoje, muitas vezes sem conhecimento, percebam a herança e a história que esses penteados carregam. Apesar do crescimento da aceitação dos penteados com tranças, muitos ainda não sabem qual a história por trás deles”, enfatiza Myriam Santana, empreendedora, artista de Orí e cofundadora do Banto Artes Integradas.
Roda de Conversa e Oficinas – Além da exposição, o evento vai contar com a Roda de Conversa “Sua Trança é Ancestral”, seguida de oficinas de tranças e penteados, que serão ministradas por Myriam Santana, que também é fundadora da Ade Orí Mi, um estúdio especializado em tranças e dreads.
“Vamos bater um papo e vou ensinar como fazer a trança nagô, mas, principalmente, queremos que as pessoas sintam a experiência do toque”, pontuou.
Esta atividade vai contar com um bate-papo e demonstrações práticas e técnicas de trança e outros penteados.
As inscrições são gratuitas, mediante preenchimento de formulário. Todas as atividades terão um intérprete de Libras.
Após o encerramento da Mostra Fios da Memóriaopresencial, haverá o lançamento virtual, com uma live no perfil do instagram do projeto. Em seguida, as fotografias estarão disponíveis no perfil para que a mostra continue a reverberar além dos dias de exibição.
O Banto de Artes Integradas é um coletivo formado por artistas negras e negros, da periferia e trabalhadores da cultura de Salvador. Surgiu a partir da necessidade de apoiar artistas que enfrentam dificuldades na execução de seus trabalhos, oferecendo serviços de produção, direção artística e captação de recursos para projetos artísticos.
SERVIÇO
O que: Mostra Fios da Memória: Tranças como Resgate Identitário
Onde: Parque São Bartolomeu, Rua São Bartolomeu, Pirajá. Salvador – BA
Quando: 6, 7 e 8 de junho de 2024, das 10h às 17h
Quanto: Entrada Gratuita
PROGRAMAÇÃO 06 DE JUNHO (QUINTA-FEIRA)MOSTRA FOTOGRÁFICA: 10h às 17hroda de conversa SUA TRANÇA É ANCESTRAL (14h às 14h50)Oficina de tranças e penteados (15h05 às 16h15)07 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)MOSTRA FOTOGRÁFICA: 10h às 17hRoda de Conversa SUA TRANÇA É ANCESTRAL (14h às 14h50)Oficina de Tranças e Penteados (15h05 às 16h15)08 DE JUNHO (SÁBADO)MOSTRA FOTOGRÁFICA: 10h às 16hFonte: https://portalsoteropreta.com.br/2024/05/31/mostra-fios-da-memoria-trancas-como-resgate-identitario/





Comentários