"HOMENS DE BARRO" IMPULSIONAM O TURISMO NA COSTA DO CACAU



A 13ª edição da "Queima Cultural Homens de Barro" foi realizada, no último sábado (10), em Ibirataia, na zona turística Costa do Cacau. Ela reuniu visitantes do Brasil e do exterior, que foram prestigiar a exposição das esculturas gigantes da artista plástica Selma Calheira, a partir da transformação de argila em cerâmica. As peças medem de dois a cinco metros de altura e retratam a gente simples do campo. O evento teve o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que entregou o certificado de capacitação a 33 profissionais do município, nas áreas de empreendedorismo, atendimento ao turista e manipulação de alimentos.


"Essa vocação da região para o turismo cultural, onde o trabalho de Selma tem destaque internacional, motivou o Governo do Estado a promover a capacitação e qualificação de mão de obra, com o objetivo de preparar trabalhadores de Ibirataia para um bom acolhimento aos turistas”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, durante visita ao município.

Com apresentações artísticas, feira gastronômica e de artesanato, a "Queima Cultural Homens de Barro" se consolidou no calendário turístico da Costa do Cacau. A expectativa é que a manifestação atraia novos negócios para a região.

“Temos cultura em todos os níveis, e gente da terra produzindo um evento de altíssimo nível. Tenho certeza que, com o apoio do Estado, vamos atrair grandes empreendimentos para essa região”, ressaltou a secretária estadual de Cultura, Arany Santana, que esteve também na cidade.

Incentivo - A Setur-BA ainda patrocinou outros eventos que impulsionaram o turismo regional, no último fim de semana. A Chapada Diamantina recebeu o Desafio Mucugê Free Force de Mountain Bike, com três mil participantes, entre organizadores, atletas e acompanhantes; na zona turística Baía de Todos-os-Santos, o Festival Maré de Samba, em Salvador, movimentou o Mercado de Paripe; e municípios dos Caminhos do Sertão sediaram o Festival Cultural Caldas do Jorro (Tucano), III Cavalgada dos Poços (Pé de Serra), Festival Cultural (Euclides da Cunha), Festa do Padroeiro Senhor do Bonfim (Santa Bárbara) e Feira de Cultura e Artesanato (Cipó).

2 visualizações0 comentário