top of page
site-sma.png

FUNCEB LANÇA CATÁLOGO DA 8ª EDIÇÃO DO PRÊMIO NACIONAL DE FOTOGRAFIA PIERRE VERGER


Foto: Divulgação/Funceb


A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) lança, nesta quinta-feira (17) às 15h no Salão Nobre da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA), o Catálogo da 8ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger.


Dentre as 200 páginas do catálogo, as fotografias explanam os conceitos de territorialidade e civilidade; a presença e a importância do negro no Brasil; as relações do ser humano com a natureza e as memórias afetivas. O catálogo tem curadoria do coordenador de Artes Visuais da Funceb, Marcelo Reis, com tiragem inicial de mil exemplares e distribuição gratuita.

Na abertura do evento será realizado um debate em homenagem aos 120 anos de nascimento do fotógrafo franco-brasileiro que nomeia o concurso, com falas de artistas participantes da edição e pesquisadores em torno do tema que determinou a chegada de Pierre Verger para a Bahia.


A diretora geral da Funceb, Renata Dias estará na mesa ao lado do coordenador de Artes Visuais da Funceb, Marcelo Reis, da presidente da comissão de julgamento, Célia Aguiar e da diretora das artes da Funceb, em exercício, Rosana Moore.


Completam a mesa Hirosuke Kitamura, artista premiado na categoria Livre Temática e Técnica; a artista selecionada na mesma categoria e professora da Escola de Belas Artes, Renata Voss; o diretor da Escola de Belas Artes da UFBA, Paulo Ginho; o diretor do Instituto Sacatar, Taylor Van Horne; o diretor do Museu Palacete das Artes, Murilo Ribeiro e Arlete Soares, artista homenageada nesta edição.


A Funceb aproveita a oportunidade para divulgar o lançamento da Consulta Pública para a coleta de sugestões do setor da Fotografia para o estudo de elaboração do Edital da 9ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger (2023-2024).

bottom of page