top of page
site-sma.png

FINAL DO CONCURSO DA MOQUECA ACONTECE NA MARINA DA PENHA EM SALVADOR


Foto: Tatiana Azeviche


Receitas de moquecas tradicionais e exóticas, show da banda Filhos de Jorge e vista para a Baía de Todos-os-Santos. As atrações fazem parte da programação da final do 1º Concurso da Moqueca, que acontece neste sábado (9), a partir das 10h, na Marina da Penha, no bairro da Ribeira, em Salvador.


O evento terá a participação do trade turístico e de entidades ligadas à gastronomia.

O público poderá participar, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado à campanha Bahia Sem Fome, desenvolvida pelo Governo do Estado.


A competição surgiu da parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel), para fomentar o segmento gastronômico e promover a iguaria baiana. A moqueca ficou entre as 20 melhores receitas de frutos do mar do mundo, neste ano, de acordo com levantamento do guia on-line internacional TasteAtlas.


“Não poderíamos perder a oportunidade de aproveitar o prestígio mundial da culinária baiana, para organizar um concurso sério, com a condução da Abrasel, e a parceria do Governo do Estado na promoção. Vamos fazer uma grande festa, valorizando a cultura da gastronomia, um dos segmentos mais atrativos da Bahia, que entra em um novo ciclo de projeção ”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

A etapa seletiva do concurso teve a participação de 211 restaurantes das 13 zonas turísticas da Bahia, sendo que 75 ficaram aptos a seguir na disputa, e foram submetidos à votação popular pela internet, com o registro de 11.297 votos. Passaram para a fase final 11 pratos, que representam as regiões do mapa do turismo estadual. A escolha da receita mais saborosa será feita por um júri técnico, composto por chefs de cozinha e representantes de instituições gastronômicas.


“ Esse concurso é um marco na gastronomia da Bahia, por ter conseguido a participação de todas as zonas turísticas do estado. Não tenho dúvidas de que ele vai se consolidar no calendário anual de eventos do segmento, contribuindo para a revelação de chefs talentosos e fortalecimento do nosso turismo”, destacou o presidente-executivo da Abrasel-BA, Luiz Henrique do Amaral.


bottom of page