top of page
site-sma.png

FESTA DO SENHOR DOS PASSOS DE LENÇÓIS É RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA BAHIA


Foto: Divulgação


Nos próximos nove dias, serão realizadas alvoradas e missas, competições esportivas e shows no circuito da Avenida que leva o nome do Santo, com barracas de comidas típicas da região e parque infantil.


A tradicional lavagem das escadarias do Santuário na tarde da última segunda-feira (23) em Lençóis marcou o início dos festejos do Senhor Bom Jesus dos Passos, padroeiro dos garimpeiros. A histórica comemoração, que reúne fiéis e turistas do município, da região chapadeira e de toda a Bahia, foi finalmente consagrada como Patrimônio Imaterial da Bahia, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).


Os festejos acontecem desde 1852, e preserva a memória e costumes dos garimpeiros, principais responsáveis pelo povoamento da cidade, representados pelos grupos culturais de Baianas, Reisado, Capoeira, Phylarmônica e Marujada.

De acordo com a secretária de Turismo, Laura Garcia, o reconhecimento da Festa como Patrimônio Imaterial da Bahia deve fomentar o desenvolvimento turístico religioso, ao tempo que fortalece a cultura e os costumes locais.


Nos próximos nove dias, serão realizadas alvoradas e missas, competições esportivas e shows no circuito da Avenida que leva o nome do Santo, com barracas de comidas típicas da região e parque infantil.


Na semana passada, a prefeitura de Lençóis divulgou a programação completa de shows, que acontecerão entre os dias 28 e 31 de janeiro e já tem nomes como Xanddy do Harmonia e Igor Kannário confirmados (clique aqui e confira a programação completa por dia).


“Nós temos, enquanto Secretaria de Cultura com a gestão da Prefeita Vanessa Senna, juntamente com a Paróquia e a Sociedade União dos Mineiros, a missão de preservar, proteger e promover uma festa da forma que a comunidade espera, com muita alegria, entretenimento e fé”, afirmou o secretário de Cultura, Felipe Sá.

A prefeita Vanessa Senna (PSD) ressaltou o esforço dos organizadores em fazer dessa festa uma edição especial e em tornar essa manifestação mais um importante atrativo turístico da cidade. A Festa do Senhor dos Passos é realizada pela Sociedade União dos Mineiros (SUM), em parceria com a Paróquia de Lençóis e Prefeitura Municipal, com o apoio do Governo do Estado.








bottom of page