top of page
site-sma.png

EBÓ DIGITAL TRAZ EXPOSIÇÃO VIRTUAL EM REVERÊNCIA AO SAGRADO


Foto: Divulgação

Ebó é um termo africano, do yoruba, com diversas interpretações, compreensões e significados. O EbóDigital_ tem como indução os princípios e instrumentos tecnológicos para trazer um novo contato na reverência ao Sagrado. O lançamento da exposição virtual será no dia 21 de janeiro de 2022, às 21h22, através das redes sociais, Instagram (@ciredasvirgens), Facebook e Youtube. As imagens estão disponíveis também no Flickr do projeto que pode ser acessado através do link: https://flic.kr/s/aHBqjzwJwQ.


O EbóDigital_ consiste em três iconografias com influências nas grafias urbanas soteropolitanas, nas obras iconológicas afro-brasileira de Rubem Valentim e das esculturas afro-religiosas de Mestre Didi, buscando dialogar com esse multiverso em uma nova perspectiva abordada do ponto de vista afrofuturista, a qual envolve o acesso a animações dos Exus elementais Masculino e Feminino, e a divindade Ogun Xoroquê, as quais são interativas podendo ser acessadas com smartphone ou tablet, através do aplicativo #Artivive, na App Store e na Google Play.

Logo após abrir o aplicativo, aponte a câmera do seu aparelho para a imagem, imediatamente será carregada uma animação referente ao elemental relacionado, podendo ser interagido com o público, também ser filmado e fotografados.


O projeto conta com uma obra audiovisual, falando sobre o processo ancestral, urbano e afro futurista que compõe o desenvolvimento da obra.

Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


bottom of page