top of page
site-sma.png

CONHEÇA ROTEIRO INSPIRADO EM JORGE AMADO, CARYBÉ E VERGER QUE TEM ATRAÍDO TURISTAS DE TODO O BRASIL




A Bahia que inspirou a vida e a obra do escritor baiano Jorge Amado, do fotógrafo Pierre Verger (francês, que morou na Bahia) e do pintor Carybé (argentino, que também viveu no estado) também influenciou um roteiro turístico e tem encantado e atraído visitantes de diversas cidades do Brasil que vem exclusivamente para fazer o passeio em Salvador.


A viagem dura cinco dias e custa a partir de R$ 10.500, com direito a, por exemplo, hospedagem em um hotel do Centro Histórico de Salvador. O roteiro, intitulado de A Bahia de Todos os Santos, mostra paisagens e lugares de Salvador que inspiraram os textos, as pinturas e as fotografias de Jorge Amado, Verger e Carybé.

São experiências que envolvem história, arquitetura, sincretismo religioso e manifestações culturais e artísticas, seja na culinária, na música ou na dança.


A viagem passa por locais que envolvem outros nomes, como Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes, Mario Cravo, Calasans Neto, Genaro de Carvalho, Carlos Bastos, Tatty Moreno e Lina Bo Bardi.



Entre os principais pontos do roteiro estão: a Fundação Jorge Amado, no Pelourinho, a Feira de São Joaquim – retratada em alguns livros de Jorge Amado, desenhos de Carybé e fotografias de Pierre Verger e frequentada pelos três ilustres nomes -, a terreiros de candomblé́, a Casa do Rio Vermelho - antiga residência do escritor baiana e da sua esposa, a também escritora Zélia Gattai -, a casa de Carybé - onde o artista morou e trabalhou. Hoje, mantida pelos seus filhos, que ainda mantém muitas de suas criações -, e a Fundação Pierre Verger - mesmo local em que ele viveu, além de assistir um espetáculo do Balé Folclórico da Bahia, do almoço na Casa do Benin e bate-papo exclusivo com os historiadores Rafael Dantas e Chico Senna, que é arquiteto, professor e escritor imortal da Academia de Letras da Bahia.



Baiana vivendo no Rio de Janeiro, a consultora de viagens Adriana Lacerda conta que o roteiro turístico é fruto de uma pesquisa realizada há pelo menos três anos.


“Nesses últimos anos eu venho pesquisando sobre a cultura de Salvador. Uma pesquisa através de vivências, leituras e conversas, que envolveu literatura, arte, gastronomia, religião, música, dança, arquitetura e história. Inevitavelmente, eu cheguei em Jorge Amado. Foi aí que eu descobri o livro Jubiabá, que trouxe Carybé, Pierre Verger, o filósofo francês Jean Paul Sartre, a escritora francesa Simone de Beauvoir, entre outras figuras renomadas, para a Bahia. Esse livro foi a inspiração para o roteiro dessa viagem em grupo para a capital baiana”.



A primeira edição da viagem foi realizada em novembro de 2022 e contou com 15 pessoas de cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. A segunda já tem data marcada: de 22 a 26 de novembro deste ano. Os valores desta próxima viagem ainda estão sendo definidos, com pacotes próprios para quem mora em Salvador. Mais informações podem ser encontradas no Instagram da agência NomadRoots (@nomad.roots) ou no WhatsApp (21) 99635-1957.


“Essa viagem em grupo para Salvador é perfeita para quem tem interesse e uma paixão por cultura, gastronomia, religião e história. Conheceremos lugares onde viveram e outros que fizeram e fazem parte da história dos artistas, que compartilhavam a escolha e o encantamento pelo viver do povo baiano como motivo e cenário para suas obras. Vamos compreender alguns aspectos culturais que fortaleceram esse grande elo entre eles. Em 10 anos de turismo, essa foi a viagem mais especial que eu já organizei e participei”, finaliza Adriana Lacerda.



bottom of page