top of page
site-sma.png

CONHEÇA AS ESPÉCIES ÚNICAS DE PÁSSAROS QUE SÃO ENCONTRADAS NA CHAPADA DIAMANTINA


Foto: Reprodução


A região chapadeira tem um diferencial de abrigar pássaros de três biomas diferentes.


Na região mais falada e elogiada da Bahia, que é a Chapada Diamantina, é possível encontrar diferentes espécies de pássaros que não se vê em outro local, principalmente na Caatinga, encostas, florestas e no Cerrado.


A região de serra, além de esbanjar belezas naturais, também tem seu diferencial ao abrigar diversas aves especiais e com três biomas diferentes, um dos poucos lugares do Brasil em que é possível acontecer.

Pássaro encontrado na Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução |


São 400 espécies de aves diferentes, conheça alguns desses pássaros:


Rabo-Mole-Da-Serra também conhecido como Canário Rabudo, o seu chamado é bastante marcante. Outro canto comum durante as manhãs e finais de tarde é o do pássaro Meio-Lua-Do-Cerrado, que vive escondido na parte baixa da vegetação.



Beija-Flor-Marron | FOTO: Reprodução |


Gravatinha ou Beija-Flor-De-Gravata-Vermelha é um pássaro que consegue acender as cores da plumagem que ocorre quando a ave muda a posição das penas. O Beija-Flor, que é genuinamente baiano ,é um dos mais procurados pelos apreciadores de aves que fazem trilha na região.


“A espécie é bem tranquila, mas esse indivíduo é especial, é o meu xodó aqui da Chapada”, diz a guia turística e bióloga, Cristiane Prates. Além dos Gravatinhas, as espécies bastantes procuradas são o Beija-Flor-Marron, Chupa-Dente-Do-Nordeste, Tico-Tico-Do-São-Francisco, Tapaculo-Da-Chapada-Diamantina e o Tangará-Príncipe.



bottom of page