top of page
site-sma.png

[AXÉ, NORDESTE!] 8ª EDIÇÃO DA CAMINHADA DO POVO DE SANTO ACONTECE NESTE DOMINGO (22); SAIBA MAIS



Um tapete branco tomará as ruas do Nordeste de Amaralina, a partir das 8h deste domingo (22). É a 8ª edição da Caminhada do Povo de Santo. Na oportunidade adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana desfilarão pelas ruas do bairro expressando sua cultura, tradição e lutando contra a intolerância religiosa.


Esse ano a celebração homenageará as "Mulheres de Axé". O evento é organizado pelo Nordesteusou, Afoxé Bamboxê e As Direitinhas e com o apoio do Governo da Bahia e da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).

O cortejo parte do Final de Linha do Nordeste de Amaralina, onde será realizado um Padê (homenagem a Exu), e segue em direção ao Sítio Caruano, onde acontecerá um Xirê (roda ou dança para a evocação dos Orixás).


Um ajeum (almoço), que será oferecido aos participantes na sede do Nordesteusou, marca o encerramento das atividades da Caminhada.

Ritos - A 8ª edição da Caminhada do Povo de Santo envolve o babalorixá José Maria, Terreiro Ilê Axé Oromin, responsável pela parte ritualística do evento; Mãe Rosinha de Obaluaê, do Ilê Axé Omin Oluô Tapalepé, encarregada de comandar o Padê; e Pai Léo de Oxossi, que juntamente com Almir Odun Ará, do Afoxé Bamboxê, e Pai Careca conduzirá o cortejo.


História - A primeira edição da Caminhada do Povo de Santo do Nordeste de Amaralina ocorreu em 2011. A iniciativa partiu do já falecido babalorixá João Luis e do próprio Afoxé Bamboxê. A primeira edição do evento teve como título "Ganga Zumba" em referência ao "primeiro rei do Quilombo dos Palmares, um dos muitos quilombos da era colonial no Brasil que servia como abrigo aos escravos fugitivos".



bottom of page