top of page
site-sma.png

A IFÁ RETORNA ÀS ATIVIDADES COM SHOW E PROMETE NOVIDADES


Foto: Divulgação


A última sexta, 18 de novembro, marcou o retorno da banda IFÁ aos palcos depois de 2 anos e 8 meses de seu último show. A ótima apresentação no festival Paisagem Sonora mostrou a banda afiada e em sua melhor forma, relembrando como estava fazendo falta aquele encontro de afrobeat, funk, ijexá , dub e reggae.


Já com outro show marcado para o dia 3 de dezembro, no Festival Salvador Jazz, a expectativa de músicas inéditas em breve, além de um novo álbum para o primeiro semestre de 2023, a IFÁ volta a ser dos principais nomes em atividade da cena musical baiana.


Com a mesma formação de quando deu a parada em 2020, com Fabricio Mota (baixo), Jorge Dubman (bateria), Alexandre Espinheira (percussão), Juliano Oliveira (teclado), Ênio Nogueira (guitarra) e os sopros com nomes como Mateus Aleluia Filho (trompete), Normando Mendes (trompete) e Gleison Coelho (sax barítono), a banda tem alguns projetos engatilhados.

“A gente está preparando duas faixas que sairão separadamente como singles”, revela Fabricio. O primeiro será um tema instrumental novo, “já transpirando as novas coisas que a gente tem escutado, as novas influências sonoras, que na verdade já fazem parte desse processo nosso de pesquisa da música preta atlântica”, conta.


O outro ainda é guardado em segredo, mas deve ajudar a dar um novo impulso à banda.


“Será um feat com um cantor brasileiro. Temos recebido bons convites e propostas, mas ainda não podemos divulgar porque não oficializamos”, diz. “Mas já começamos a produzir faixas com pessoas muito importantes da cena musical brasileira e que são referências para nós”.

Segundo o músico, esses lançamentos vão ser os carros chefes desse processo de retomada, que vai culminar com um álbum novo no primeiro semestre de 2023.


“A pré-produção desse disco já está bem avançada. Temos gravado coisas e acho que ano que vem a gente já entra valendo no estúdio pra transformar essas músicas numa versão já pra um EP ou para um disco”, conta.

Com um álbum lançado, Ijexá Funk Afrobeat (2016), além de um EP ao lado da cantora nigeriana Okwei V. Odili, em 2015, a IFÁ tem como último lançamento o single “Manifesto”, de 2018. No período antes da parada, a banda teve mudanças de formação, com as saídas dos dois guitarristas que integravam o grupo, Prince Áddamo e Átila Santana.


Veja trecho do show de retorno da IFÁ no Paisagem Sonora:






bottom of page