top of page

12 CURIOSIDADES SOBRE CHAPADA DIAMANTINA


Fotos: Site Melhores Destinos



A Chapada Diamantina é um destino de natureza, com suas grutas incríveis, rios com águas transparentes e com cor amarronzada, cachoeiras pequenas e grandes, várias trilhas e até um dos principais trekking do mundo você vai encontrar por aqui, o famoso Trekking do Vale do Pati.


Mas além de toda esta beleza natural e cultural, na Chapada Diamantina tem muitas curiosidades geográficas, históricas, interessantes….

Vou contar 12 para você:


1) A cidade de Lençóis, conhecida pelo seu casario colonial que testemunha a pompa dos barões do ciclo do Diamante, chegou a possuir 25 mil habitantes e foi capital “Das Lavras Diamantinas".


2) O trekking do Vale do Pati ganhou o prêmio de melhor roteiro do Brasil. O prêmio foi cedido pelo Ministério do turismo em 2010.


3) O Pico do Barbado é o pico mais alto do nordeste brasileiro com 2033 metros acima do mar, localizado entre os municípios de Rio de Contas e Abaíra.


4) Lençóis na Chapada Diamantina, foi a maior produtora mundial de diamantes, chegou a ter um consulado francês para facilitar o comércio com aquele país, oferecendo diamante e recebendo artigos de luxo.


5) O canal do Panamá, os metrôs de Buenos Aires, Nova Iorque e Paris foram construídos com diamantes de corte da Chapada Diamantina.


6) O Jarê é uma prática religiosa de matriz africana presente exclusivamente na região da Chapada Diamantina.


A cidade de Lençóis foi morada de Horácio de Matos, último e maior dos chefes dos “jagunços”, o próprio Governo de Epitácio Pessoa foi obrigado a assinar com ele um acordo de pacificação com ele, e a Coluna Prestes teve de sair do país depois que invadiu seus domínios.


7) A Chapada Diamantina, mas precisamente Lençóis traz em sua história pelo menos dois grandes nomes da literatura brasileira: Afrânio Peixoto (1876 – 1947) e Urbano Duarte (1855 – 1902).


8) A abertura da novela Pedra sobre Pedra foi gravada dentro da gruta Lapa Doce.


9) Algumas cidades na Chapada Diamantina tem seus nomes extraídos da cultura indígena: Andaraí (rio dos morcegos), Itaetê (pedra verdadeira), Piatã (pé duro), Iraquara (esconderijo do mel).


10) Rio de Contas na Chapada Diamantina é uma das cidades mais antigas da região, com arquitetura do século XVII. Foi a primeira cidade planejada no Brasil, em 1745, época do apogeu do ouro.


11) No Morro do Castelo localizado no Vale do Pati, tem uma gruta no seu topo e ao atravessá-la você terá acesso a um mirante incrível.


12) Lençóis está a 394 metros de altitude, sim, a 394 metros acima do nível do mar, Mucugê a 1151 metros e Piatã a 1362 metros.



Fonte: https://www.chapadaadventure.com.br/12-curiosidades-sobre-chapada-diamantina/

1 visualização0 comentário
bottom of page