top of page
site-sma.png

VEJA DETALHES E SAIBA COMO CHEGAR NAS PRAIAS BAIANAS PREMIADAS POR QUALIDADE AMBIENTAL E SEGURANÇA


Praia da Espera, em Itacimirim — Foto: Luan Cardoso/Prefeitura de Camaçari


Das 31 praias brasileiras que receberam certificação ambiental 'Bandeira Azul', duas ficam em Salvador e duas em Camaçari, na região metropolitana.


Trinta e uma praias brasileiras receberam a certificação ambiental 'Bandeira Azul', um programa da ONG Foundation for Environmental Education (FEE), com sede na Dinamarca. Quatro das certificadas ficam na Bahia: duas na Ilha dos Frades, que pertence a Salvador, e duas em Camaçari, na região metropolitana.


As praias da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe e da Viração, ficam na Ilha dos Frades, enquanto Paraíso, no distrito de Guarajuba, e a praia da Espera, em Itacimirim. Ambas ficam no município de Camaçari e já tinham recebido o certificação anteriormente. As praias ganham uma bandeira da organização indicando a qualidade ambiental e segurança.


O programa Bandeira Azul conta com júri internacional e emite a certificação oficial dos vencedores do Hemisfério Sul. Foram levados em consideração critérios como qualidade ambiental, segurança, gestão e educação.

Além disso, neste ano, o programa ainda apontou as 11 melhores marinas brasileiras. A Bahia teve representante a do Yacht Clube, em Salvador.




Praia de Paraíso, Guarajuba, Camaçari



Praia de Paraíso, Guarajuba, Camaçari — Foto: Prefeitura de Camaçari

👉 Localizada em Guarajuba, no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, a praia do Paraíso é uma das queridinhas da região, tanta por banhistas, quando por surfistas. Ela fica na região de um condomínio, que tem o mesmo nome da Praia e dá a ela um ar de exclusividade, apesar de ter acesso livre pela praia.


Os coqueiros e as águas esverdeadas contribuem para tornar o cenário ainda mais paradisíaco.

👉 Como chegar: saindo do aeroporto de Salvador, a praia fica a um pouco mais de 40 km. Em 50 minutos pela BA-099 é possível chegar no legítimo Paraíso de Guarajuba.




Praia da Espera, Itacimirim, Camaçari


👉 Apesar das ondas, a praia da Espera tem mar calmo e uma longa faixa de areia. Há trechos com barracas e alguma infraestrutura pra quem pretende comer e beber à beira mar, mas também conta com trechos mais desertos e tranquilos.


Na maré baixa dá até para aproveitar algumas piscinas naturais quem se formam na região.


Praia da Espera, em Itacimirim — Foto: Prefeitura de Camaçari

👉 Como chegar: saindo do aeroporto de Salvador, a praia fica a um pouco mais de 50 km. Em menos de uma hora pela BA-099 é possível chegar na Espera, em Itacimirim.




Praia de Viração



Praia de Viração Salvador — Foto: Ibahia

👉 A praia da Viração conta com areia alva, um mar morno, cristalino e sem ondas. A praia é quase sempre deserta. A praia fica perto da região da Base Naval de Aratu, onde presidentes da República costumam passar férias. A Viração já foi visitada pela ex-presidente Dilma Roussef, por exemplo.


O mar calmo, vegetação exuberante, e a praia deserta dão o ar do lugar.

👉 Como chegar: Siga de barco, do Terminal Marítimo de Salvador, com destino a Ilha dos Frades. Caminhando pela praia de Guadalupe, em cerca de 15 a 20 minutos, se chega na praia da Viração.



Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe



Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, é aprovada para receber bandeira azul — Foto: Gabriel Lima/Agecom 👉Localizada no norte da Ilha dos Frades, a

👉 Localizada no norte da Ilha dos Frades, a praia de Guadalupe é uma das praias mais procuradas da região porque conta com águas calmas, mornas e cristalinas.


Ela é uma das preferidas de turistas e locais para banho, pesca e mergulho.

👉 Como chegar: Siga de barco, do Terminal Marítimo de Salvador, com destino a Ilha dos Frades.




Comments


bottom of page