top of page
site-sma.png

TURISMO GASTRONÔMICO DE MATRIZ AFRICANA REÚNE GRANDES CHEFS NA COSTA DOS COQUEIROS


Foto: Fernanda Maia


O 2º Festival do Dendê da Agrovila Pinhão Manso acontece até esta segunda-feira (13), no Sítio da Lagoa, em Camaçari, na zona turística Costa dos Coqueiros. O evento, aberto na sexta-feira (10), no Clube Social da cidade, tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e reúne chefs de cozinha renomados.


Eles reverenciam os cinco biomas da Bahia: Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Costeiro e Marinho.

Ligado às tradições religiosas de matriz africana, o projeto foi idealizado pela chef baiana Solange Borges, criadora do espaço Culinária de Terreiro.


"O objetivo é mostrar nosso trabalho ancestral, a comida feita a partir do dendê, pelas comunidades tradicionais. O apoio da Setur-BA está sendo muito importante, porque, com a realização do evento, queremos também arrecadar recursos para construir a Casa do Dendê".

Jurada do reality show Mestre do Sabor, da Rede Globo, a chef Kátia Barbosa falou sobre a experiência na Bahia.


"Na verdade, eu me convidei para participar e aprender sobre o dendê de pilão, quando soube deste festival que contribui para a divulgação da cultura da comida brasileira".

Exposição de produtos, cozinha show, oficinas e apresentações culturais integram a programação gastronômica. "Apoiar esse encontro singular é também atrair visitantes de outros estados e dar mais projeção à Costa dos Coqueiros, que abriga diversos atrativos turísticos", ressaltou a técnica do setor de eventos da Setur-BA, Ilnah Oliveira.



Comentários


bottom of page