top of page
site-sma.png

TRÊS CACHOEIRAS BAIANAS INTEGRAM LISTA DAS MAIS IMPERDÍVEIS DO BRASIL


Cachoeira do Acaba Vida, a principal atração turística de Barreiras, a "capital do oeste" da Bahia - Foto: Divulgação


Folha de São Paulo deu início a uma série de reportagens que elencam lugares para visitar no país


Três cachoeiras baianas integram uma lista de quedas d'água imperdíveis de se visitar no Brasil, feita pela Folha de São Paulo.

O portal iniciou, na quinta-feira, 20, uma série de reportagens que elencam lugares imperdíveis para visitar no país, publicadas semanalmente.


De acordo com a Folha, a seleção traz atrações de diferentes cantos do país, incluindo opções que podem ser visitadas em curtas viagens de carro ou as mais escondidas e de difícil acesso.


Veja a lista de cachoeiras baianas:



CACHOEIRA DO ACABA VIDA


A quase 90 km a oeste da cidade de Barreiras, conhecida como a capital do oeste da Bahia, está localizada uma cachoeira que encanta pelo volume de água rasgando a vegetação densa.

A queda de 36 metros sobre o leito cheio de pedras favorece o aparecimento de arco-íris, famosos entre os visitantes.

Logo abaixo, há a formação de um poço raso, ideal para banho. Também vale conferir a cachoeira doRedondo, atração irmã que fica no mesmo rio, a 25 km de estrada da primeira queda.


Acesso pelas rodovias BR-020 e BA-459, a 87 km a oeste da cidade de Barreiras, na Bahia



CACHOEIRA DA FUMAÇA


Com uma queda de incríveis 340 metros, a água dessa cachoeira, uma das mais famosas do país, se dissipa no ar antes mesmo de chegar ao chão. O espetáculo é mais fácil de ser contemplado de cima, a 1.350 metros de altitude. Uma trilha leve, de cerca de 6 km, leva até lá, partindo do vale do Capão, a 22km do centro do município de Palmeiras, cidade-sede do Parque Nacional da Chapada Diamantina.


Nos arredores do vale, piscinas naturais permitem um mergulho —já que, de tão grandiosa, a cachoeira da Fumaça não dá banho.

Acesso à trilha pela rua Cachoeira da Fumaça, Caeté-Açu, Palmeiras, Bahia, acvvc.org



CACHOEIRA ENCANTADA


Além da queda-d’água no fundo do cânion do Grotão, ao sul da Chapada Diamantina, na Bahia, chama atenção a trilha que leva a ela, com grandes paredões de até 300 metros de altura, macacos-pregos pulando entre buritis e piscinas naturais para se refrescar.


Ainda pouco visitada, a cachoeira fica próxima ao município de Itaeté.

De lá, são 35km de estrada até o Assentamento do Baixão, de onde parteuma trilha de 6 km. A contratação de guia é recomendada.


Acesso ao Assentamento do Baixão pela Rodovia BA-559, sentido sul, cerca de 24 km depois da cidade de Itaeté, na Bahia


Comments


bottom of page