top of page
site-sma.png

'SEGUNDA-FEIRA GORDA' NA RIBEIRA ENCERRA FESTIVIDADES DO BONFIM; CONHEÇA A HISTÓRIA




A festa, regada a muita cerveja tem como destaque gastronômico o famoso cozido, muito procurado pelos foliões que fazem a festa na Enseada dos Tainheiros.


Depois de quase dois milhões de pessoas comparecerem à Lavagem do Bonfim, que aconteceu na última quinta-feira (11), se engana quem pensa que este domingo (14), foi dia de descanso na Cidade Baixa. Agora as atenções se voltam à 'Segunda-Feira Gorda', que acontece na Ribeira, nesta segunda (15).





Afinal, como surgiu a Segunda-Feira Gorda?


A festa que, desde meados do século XVIII, acontece na região, por muitos anos era de grande destaque e, realmente muito cheia. Após o cortejo, notava-se que muitos romeiros, e até mesmo moradores ainda embalados pelas festividades, ficavam nas áreas do Bonfim à procura do que fazer.


Acervo / Site Cultura Todo Dia

Com isso, enquanto centenas de trabalhadores ainda não tinham vendido todos os seus produtos, foi aí que resolveram juntar o útil ao agradável. E o povo que ainda estava em ritmo de festa, continuou o consumo nas barracas.


Inicialmente, o evento se chamava apenas segunda, mas mudou para 'Segunda-Feira Gorda da Ribeira' em uma homenagem à figura de Rei Momo, patrono da folia carnavalesca.

Embora a tradição tenha diminuído bastante, já que segundo antigos moradores locais tinha atém trio elétrico, a celebração ainda gera grande movimento aos bares e restaurantes espalhados pela Avenida Beira Mar, a principal do bairro, e nas vias transversais.


Comentarios


bottom of page