SAVEIRO CLUBE DA BAHIA PROMOVE PRIMEIRA REGATA LIXO ZERO DO PAÍS


Foto: Luis Pereira

A 45ª Regata da Primavera, evento náutico do Saveiro Clube da Bahia que é tradição no calendário da cidade, acontece no dia 8 de outubro e traz uma grande novidade: a campanha Lixo Zero. A iniciativa, pioneira no país, tem como foco a adoção de medidas para a realização de um evento 100% sustentável, e será realizada através do projeto Mulheres no Timão, em parceria com as empresas Vegah Educação Ecossistêmica e a Compostar.


A ação visa proteção integral de todos os ambientes da regata, na terra e no mar – da saída, que este ano acontece da Ponta de Humaitá, em Salvador; à chegada, na Ilha de Itaparica; além do evento festivo de premiação, da Feira de Artesanato que será promovida na região e da entrega do Prêmio Itaparica de Meio Ambiente, destinado aos alunos das escolas municipais.

Através do projeto Mulheres no Timão, iniciativa que destaca a cooperação feminina para a preservação dos oceanos, todos os resíduos produzidos serão devidamente descartados, com foco na reciclagem. Em parceria com a prefeitura de Itaparica e ONGs locais, no dia 8, será realizado também um mutirão Praia Limpa na região, envolvendo a comunidade.


“A regata, por si só, já é um evento sustentável, pois os barcos movidos por propulsão à vela usam apenas a força do vento como meio de deslocamento. Mas a natureza é nossa maior amiga, e devemos sempre protegê-la. Portanto, atuaremos com foco na sustentabilidade de todas as ações realizadas. Queremos deixar um legado de consciência ambiental para toda a comunidade”, afirma Fernando Neves, Comodoro do Saveiro Clube da Bahia.

Joana Kalid, gestora da Compostar, explica que será feita toda a gestão dos resíduos recicláveis com apoio da Cooptres, cooperativa de reciclagem local, e a compostagem dos orgânicos em pátio próprio.


“Além disso, nas festas de premiação, estamos excluindo o uso de plástico descartável. Teremos também palestras e oficinas sobre sustentabilidade, reciclagem e compostagem no Espaço Baía Verde, para a comunidade de Itaparica e velejadores”, afirma.

“Precisamos nos relacionar com o mar como extensão do nosso ser, da nossa casa. O projeto Mulheres no Timão formou um grande time feminino, para realizar feitos que gerem impactos positivos para o planeta, levando em conta a saudável conexão humana com a natureza. Faremos com a comunidade de Itaparica uma “EcoeSão”, com a participação da população e apoio fundamental da Prefeitura e das Secretarias do Meio Ambiente e de Turismo”, explica Jacqueline Moreno, fundadora da Vegah Comunicação Internacional.

Saiba mais sobre a 45ª Regata da Primavera


Com cenários de beleza exuberante da Baía de Todos os Santos, além de uma série de ações envolvendo a comunidade, a 45ª Regata da Primavera é promovida pelo Saveiro Clube da Bahia e acontece no dia 8 de outubro. As inscrições já estão abertas (https://forms.gle/PCSUN6i6zT3gEBsx7), e 10% da renda será destinada às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).


As embarcações sairão da Ponta de Humaitá, onde será dada a largada do cortejo náutico, com destino à cidade de Itaparica.


A expectativa é reunir mais de 100 embarcações à vela, nas classes Veleiros de Oceano, Saveiros Vela de Pena e Vela de Içar. Os atletas do Yacht Clube da Bahia vão participar, como convidados, nas categorias Optimist, Dingues, Snipe, Hobby Cat e Day Sailer, totalizando para o evento cerca de 500 velejadores.

Para a realização da regata, o Saveiro Clube da Bahia conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia, parceria da Prefeitura de Itaparica, apoio do Hotel SESC, dos veículos de comunicação jornal Tribuna da Bahia, revista Let’s Go Bahia, site Mar Bahia e do programa A Bordo, da Rádio Metrópole.

2 visualizações0 comentário