Celebração abre o calendário de festas populares religiosas da Bahia.
No dia 4 de dezembro é comemorado o Dia de Santa Bárbara, reconhecida por proteger seus devotos durante as grandes tempestades. No Candomblé, com o sincretismo religioso, Santa Bárbara é associada à Iansã, a Orixá guerreira, senhora das almas, dos ventos, das tempestades, dos raios e relâmpagos.
Em Salvador, o vermelho toma conta das ruas do centro histórico em uma programação que mistura elementos do sagrado e do profano. Nas praças e mercados é servido o tradicional Caruru. Tem cortejo, celebrações, mas também muito samba e cerveja gelada na festa considerada Patrimônio Imaterial da Bahia.
As celebrações começam no dia 30 e seguem até 04 de dezembro, data principal, dedicada à Santa pelo calendário litúrgico do Vaticano. A programação começa logo cedo, a partir de 5 horas da manhã com uma alvorada. Às 6 horas, haverá repique dos sinos da Igreja do Rosário dos Pretos. Às 8 horas, uma missa campal será realizada no Largo do Pelourinho. Em seguida, a procissão ganha as ruas do Pelourinho.
Comments