No mês de julho, Salvador será sede de um dos encontros que marcarão a historia, Angela Davis, Conceição Evaristo e Anielle Franco juntas, participarão de um evento na capital baiana.
18º congresso internacional intitulado "A Literatura Comparada e a Invenção de um Mundo Comum" terá presente, Angela Davis, renomada escritora, filósofa, professora e ativista estadunidense, é reconhecida em todo o mundo por sua luta pelos direitos da população negra e das mulheres. Com ela estará Conceição Evaristo, nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, Conceição tem consigo sua escrita poética e potente junto a narrativa envolvente revela a complexidade das relações humanas, e também desafia padrões preestabelecidos. Outro companhia de significado bastante importante no evento é de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial e irmã da saudosa vereadora Marielle Franco, cujo trágico assassinato em 2018 chocou o país e reverberou internacionalmente. Anielle tem sido uma incansável defensora dos direitos humanos, especialmente no que diz respeito à igualdade racial.
O congresso é um encontro importante para acadêmicos, escritores e estudiosos de literatura de todo o mundo, que se reunirão para explorar as interconexões culturais, sociais e literárias em um contexto global.
A cerimônia de abertura terá como tema central "O radical projeto estético, político e ético das mulheres negras para a invenção de um mundo comum". A Universidade Federal da Bahia (UFBA) será a instituição anfitriã do congresso, que ocorrerá entre os dias 10 e 14 de julho. O evento é promovido pela renomada Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC).
A UFBA ainda receberá, durante o congresso, pesquisadores de diversos países, destacam-se também dois renomados pesquisadores brasileiros: o historiador Mauro Iasi e a pesquisadora Beatriz Resende.
Comments