top of page

PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL DESTACA SALVADOR COMO BERÇO DO BRASIL MODERNO


Foto: Kate Schoenbach.


Capital da felicidade e berço do Brasil moderno. É assim que a fotojornalista e documentarista norte-americana Kate Schoenbach intitula Salvador em sua reportagem para a BBC, uma das maiores empresas de comunicação pública do mundo. A profissional, que mora no Canadá, esteve na Bahia durante os jogos da Copa do Mundo de 2022 e fez imagens deslumbrantes da capital baiana.


A reportagem, publicada nesta segunda-feira (17), ressalta a beleza do Centro Histórico de Salvador, as praias – que a fotojornalista considera as melhores do país – e o ambiente descontraído e bem-estar da cidade, colocado como único na matéria – onde ela chama atenção para o reconhecimento da Unesco de Capital da Felicidade do Brasil.

Ao questionar aos soteropolitanos o que torna a capital baiana tão alegre, uma resposta peculiar, mas que sabemos muito bem: axé, que a publicação explica a origem do termo iorubá e traduz livremente como “energia”.


A tumultuada história de Salvador também é abordada na reportagem, que explica sobre o período de colonização dos portugueses e do comércio transatlântico de escravizados. A matéria explica sobre a cidade ser considerada hoje a capital afro-brasileira e fala do movimento cultural do lugar:


“A cultura única da cidade é um testemunho da força e coragem de seu povo que aprecia o axé do presente e celebra com orgulho suas ricas tradições baianas derivadas dos povos portugueses, africanos e ameríndios. Caminhando pelas ruas, é fácil ver essas diversas práticas musicais, culinárias e religiosas se fundindo”, descreveu Kate Schoenbach.

Sobre as tradições baianas, a reportagem ressalta a capoeira, a percussão, o samba e o Balé Folclórico da Bahia – todos da herança das raízes africanas da cidade. A religião também foi citada. A fotojornalista se impressionou com a relativa harmonia entre as igrejas católicas e o candomblé. A gastronomia, claro, não podia ficar de fora:


“a próspera cena gastronômica da cidade e os vibrantes mercados são uma ótima maneira de experimentar a culinária única de Salvador ao longo do ano”, descreveu a fotojornalista.

Pratos locais populares como acarajé e abará ganharam destaque.


Fonte: https://aloalobahia.com/notas/salvador-e-destaque-em-reportagem-da-bbc-que-ressalta-gastronomia-cultura-axe-unico-e-estilo-de-vida-dos-baianos


1 visualização0 comentário
bottom of page