PROJETO NOSSA ARTE ENCERRA COM ESPETÁCULO ENCENADO POR JOVENS MORADORES DO SUBÚRBIO


Foto: Divulgação

A arte e cultura viram personagens dentro da narrativa do espetáculo Nossa Arte, que será apresentado presencialmente no dia 09 de abril, às 17h, no Lar Pérola de Cristo (Unidade de Coutos/Paripe). A peça é resultado de uma série de oficinas de várias linguagens artísticas realizadas com jovens moradores de Paripe no Subúrbio Ferroviário de Salvador entre os meses de novembro de 2021 e fevereiro deste ano. O acesso é gratuito, mediante a apresentação da carteira de vacinação e o uso de máscara de proteção.


Na ocasião, Paulo Benevides e Amauri Morais, organizadores do projeto, realizam a cerimônia de encerramento com a participação de representantes da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, da empresa patrocinadora M Dias Branco e lideranças locais.

A narrativa do espetáculo, que tem duração de uma hora e meia, propõe uma reflexão sobre o valor e importância da arte para todas as pessoas. A história acontece em uma cidade cenográfica que compõe o Lar Pérola de Cristo de Coutos, um lugar especial onde todas as artes vão se encontrar em um espetáculo de arena.


O samba de roda dá vida ao boi-bumbá que de forma mágica dança e atrai um grupo de personagens folclóricos, capoeiristas, dançarinos e músicos. Juntos, formam uma grande roda de celebração da arte. De maneira inesperada a personagem chamada AntiCultura entra em cena e exige que todos interrompam a celebração, o que faz com que os artistas saiam de cena. Entre as cenas, um filme será exibido, quebrando a temporalidade e apresentando o amor entre as pessoas.

A personagem Arte entra em cena para falar sobre a essência da arte e os artistas voltam a ficar felizes e entram novamente em cena. Com o tempo, a AntiCultura compreende o que a Arte é capaz de proporcionar às pessoas e se arrepende de suas arrogâncias e egoísmo e se transforma em Cultura, unindo-se com a Arte para formar uma relação afirmativa em pensamentos, costumes, identidades, seres, espaços e coisas.


O projeto, que foi destinado à região mais distante do Subúrbio Ferroviário de Salvador, especialmente São Tomé de Paripe, Ilha de Maré, Quilombo Alto Tororó, Praia de Tubarão, Paripe, Felicidade e Coutos, onde realizou oficinas com aulas práticas voltadas ao desenvolvimento de produtos artísticos, valorizando a cultura do território em que estas pessoas estão inseridas, já que as inscrições para professores e alunos priorizaram moradores dessas localidades.


“O projeto é uma espécie de espelho que faz com que a comunidade olhe para si, permitindo que este grupo protagonize a experiência porque serão representadas narrativas artísticas criadas por pessoas da região, sobre seus repertórios de experiências vivenciadas e sentidas”, sintetiza Paulo Benevides, diretor do espetáculo.

As 10 oficinas oferecidas (artesanato, pintura, folclore, música, teatro, capoeira, dança, audiovisual, fotografia e literatura) foram ministradas por professores que moram e/ou cresceram no subúrbio ferroviário, assim como a maior parte da equipe de produção e fornecedores do projeto é contratada entre os moradores destas regiões, com o objetivo de também deixar um legado de profissionalização, trabalho e geração de renda na região.


O NOSSA ARTE tem patrocínio da M. Dias Branco e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Governo do Estado da Bahia.


Sobre FAZCULTURA – Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.



SERVIÇO

Lançamento do Espetáculo Nossa Arte e encerramento do projeto

Dara/Hora: 09 de abril de 2022 (sábado), das 17h às 21h

Local: Lar Pérola de Cristo, em Paripe (Unidade de Coutos; Rua da Fraternidade, s/nº, no bairro de Coutos, Salvador/BA)

Instagram: https://www.instagram.com/nossaarteprojeto/

Entrada gratuita

7 visualizações0 comentário