top of page
site-sma.png

PARQUE METROPOLITANO DE PITUAÇU COMPLETA 50 ANOS


Foto: Alberto Coutinho/GOVBA


Um dos mais importantes parques ecológicos e remanescente da Mata Atlântica do país, o Parque Metropolitano de Pituaçu completa nesta segunda-feira (dia 4 de setembro), 50 anos de criação. Para celebrar esta data, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Conselho Gestor do Parque, anuncia uma programação especial durante o mês de setembro.


Serão realizadas apresentações culturais com participação das comunidades do entorno, atividades para estudantes, concurso e exposição fotográfica, plantio de mudas e muito mais. Participe, todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Para iniciar as comemorações, foi realizada, nesta segunda-feira, uma apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar da Bahia, com uma linda homenagem. No decorrer do mês, a comunidade poderá participar de um concurso fotográfico visando divulgar as riquezas naturais e os benefícios que o parque proporciona para a qualidade de vida da população soteropolitana.


“É um momento para celebrar e agradecer a todos os envolvidos na gestão do parque, assim como, destacar os avanços e conquistas ao longo destes 50 anos. Sabemos dos enormes desafios enfrentados na gestão de uma unidade de conservação (UC) em um centro urbano, principalmente, nesta região que passou por grandes expansões neste período, com aumento significativo da densidade populacional e, mesmo assim, o parque se manteve firme e ativo nos seus objetivos de conservação, educação ambiental e espaço de arte e lazer para a sociedade”, ressaltou a diretora-geral do Inema, Márcia Telles.

A diretora pontuou também o envolvimento da população no cotidiano e nas ações de conservação de Pituaçu.


“Este sucesso deve-se muito ao trabalho exercido pelo Conselho Gestor de Parque, que participam diretamente de decisões essenciais para o presente e futuro desta UC, em uma prática de gestão participativa com o envolvimento de moradores do entorno, associações culturais, comerciantes e ONGs”.

Outro destaque da programação é o concurso fotográfico, aberto ao público que queira divulgar sua foto, captada em qualquer momento e que expresse o seu olhar paras as belezas naturais do Parque.


“Queremos convidar quem ama fotografia a mostrar a importância do contato com o meio ambiente e, com isso, provocar emoções e reflexões”, enfatizou a gestora. As regras e critérios para inscrição no concurso estão disponíveis no site www.inema.ba.gov.br e na administração do Parque. A foto deverá ser enviada por e-mail para: ascom@inema.ba.gov.br, no período entre o dia 04/09 até o dia 20/09.

Situado em uma área de crescente urbanização na cidade de Salvador, o parque é responsável por manter a preservação de uma área de cerca de 400 hectares, onde já foi catalogada uma grande diversidade de animais, bem como uma vasta e exuberante vegetação. Opção de lazer, cultura e entretenimento, conta com diversos equipamentos públicos, dentre eles podemos destacar o Parque das Esculturas/Espaço Mário Cravo, uma ciclovia de 15km, centro de esportes e parques infantis.


“O aniversário é mais uma oportunidade para a população visitar e conhecer as belezas naturais, as trilhas e as atividades socioambientais desenvolvidas aqui. É importante é destacar os resultados alcançados e incentivar a participação ativa da comunidade para garantir a preservação desse importante patrimônio natural”, destacou a diretora de Sustentabilidade e Conservação do Inema, Jeanne Tavares Florence.

O Parque possui um museu a céu aberto, a praça das esculturas.


“Aqui se encontra o maior acervo do multiartista Mário Cravo, um ícone da arte moderna na Bahia. São esculturas que tem como matéria-prima resíduos de ferro e madeira oriundos de descarte de estruturas e equipamentos, uma riquíssima fonte de cultura e educação”, explicou a gestora do PMP, Bernadete Bittencourt.


Programação:

12/09 – Terça-feira
13h às 17h – Exposição como eu vejo o Parque (Escola Municipal Piratinni / Escola Municipal de Pituaçu)

14/09 – Quinta-feira
09h às 12h – Exposição como eu vejo o Parque (Escola Municipal Piratinni / CMEI / Escola Recanto dos Coqueiros)
14h às 17h – Exposição como eu vejo o Parque (Escola Recanto dos Coqueiros)

20/09 – Quarta-feira
14h às 18h – Tardes Formativas: Formação e Informação acerca de Políticas Sociais e a estruturação da Rede do Território do Parque de Pituaçu em Salvador – Cursos Pós Stricto Sensu e Graduação (UCSAL)

21/09 – Quinta-feira
16h às 20h – Tardes Formativas: Diagnóstico SócioTerritorial do Parque de Pituaçu e a Comunidade no seu entorno – Graduação Serviço Social (UCSAL)

22/09 – Sexta-feira
08h às 11h – Semana da árvore: Contação de Histórias ,Plantio de mudas pelo Colégio Montessoriano/Colegio Dom Pedro I/ Primart Garden
14h às 16h – Semana da árvore: Contação de Histórias , Plantio de mudas pelo Colégio Montessoriano/Colegio Dom Pedro I
Exposição de animais taxidermizados.

23 e 24/09 – Sábado e Domingo
Festival Alternativo

25 a 29/09 – Segunda à Sexta-feira
Concurso e Exposição Fotográfica

30/09 e 01/10 – Sábado e Domingo
Terapia Corporal – Barras de Access

Kommentare


bottom of page