top of page
site-sma.png

MUSEU RECOLHIMENTO DOS HUMILDES ABRE EXPOSIÇÃO ‘O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS’


Foto: Divulgação


Na próxima quarta-feira (24), às 10h, o Museu do Recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro, abrirá a exposição do artista visual Lucas Nascimento. A mostra, intitulada


O Evangelho segundo Lucas, é a materialização do trabalho de conclusão de curso do artista para a Licenciatura Interdisciplinar em Artes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. O Museu do Recolhimento dos Humildes é administrado pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

Na exposição, o visitante encontrará seis processos criativos que resultaram em 15 obras. Entre elas estão: h – Gênesis (2021), a série 7º dia (2022), a pintura em tela Nossa Senhora Oxum (2021), os Instrumentos para encantaria (2019-2022), O batismo (2023) e Imagem & Semelhança (2023).


Erradicado artista em Santo Amaro, o ireceense produziu todas as suas obras no período da graduação. Um dos principais objetivos da exposição é tencionar o sagrado com a experiência subjetiva. O artista apresenta a busca por uma compreensão de si e de sua construção identitária como um homem negro em conjunção à dimensão do sagrado em descoberta.

A mostra desse processo artístico-pedagógico articula a formação da identidade do artista por meio de um trabalho interdisciplinar nas visualidades composto por pintura em tela, escultura em barro, fotografia e objetos nomeados como Instrumentos de encantaria. Propondo repensar e refazer a imagem de Deus, do divino e do sagrado por meio da manipulação de imagens sacras católicas e sua interlocução com os sagrados da diáspora africana no Brasil.



Comments


bottom of page