top of page
site-sma.png

MISSAS, TRÍDUO E DESFILE MARCAM FESTA DE REIS NO BAIRRO DA LAPINHA, EM SALVADOR


Foto: Jefferson Peixoto/Secom


A programação da Festa de Reis reúne, a partir do dia 3 de janeiro, missas, tríduo e desfile. Com o tema “A Virgem concebeu do Espírito Santo, e viemos adorar”, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição localizada na Lapinha, em Salvador, receberá os fiéis e devotos na Matriz.


Nos dias 3, 4 e 5 de janeiro, as celebrações serão sempre com início às 18h. Na noite do dia 5, logo após a Santa Missa, será realizado o tradicional desfile do Terno Anunciação.


A festa terá ponto de destaque no dia 6 de janeiro, com alvorada, às 6h e seguirá com a Missa Solene, presidida pelo pároco, padre Ronaldo Pires, às 8h; adoração ao Santíssimo Sacramento, às 15h; e a última Santa Missa deste dia, presidida pelo padre Valson Sandes, às 18h.


Festa dos Santos Reis


A Solenidade da Epifania do Senhor, também conhecida como “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela.


Os três Reis Magos levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

A intenção dos evangelistas, ao mostrarem os magos do Oriente, foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo.


A festa popular – também conhecida como Folia de Reis – foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.


Solenidade da Epifania do Senhor (Festa de Reis)


QUANDO: 6 de janeiro

ONDE: Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Largo da Lapinha, Salvador)


bottom of page