top of page

MESTRE CURIÓ REALIZA 32º ENCONTRO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA ANGOLA




A ECAIG – Escola de Capoeira Angola Irmãos Gêmeos do Mestre Curió, promove o seu 32º Encontro Internacional de Capoeira Angola de 18 a 21 de janeiro.


Com a temática central ‘Do atabaque ao berimbau. Viva a tradição ancestral. Capoeira Angola é manha e mandinga’, Mestre Curió, fundador e presidente do Grupo ECAIG, ressalta a importância de trazer essa temática no evento.


Um momento para refletir sobre ancestralidade, a história de luta e resistência do povo; a capoeira angola como instrumento dessa resistência e prática de educação para liberdade ao longo séculos.

O encontro vai receber capoeiristas do México, França, Suíça, Minas Gerais, São Paulo e outras cidades.


Mestre Curió


Jaime Martins dos Santos, o Mestre Curió nasceu em Patos Pinhares, interior da Paraíba. Filho de José Martins dos Santos, lavrador e de Maria Bispo, normalista, ambos capoeiristas. Aproximou-se da Capoeira aos seis anos de idade, sendo que sua família representa uma tradicional elite da Capoeira Angola. São eles: o avô Pedro Virício (Curió grande), o pai José Martins dos Santos (Malvadeza) e a mãe Maria Bispo. Além destes, teve Vicente Ferreira Pastinha, considerado Pai da Capoeira Angola, como seu último Mestre. Mestre Curió representa assim um fiel depositário do saber imaterial da capoeira angola.


SERVIÇO:


32º Encontro Internacional de Capoeira Angola da Escola Irmãos Gêmeos do Mestre Curió.


Tema: ‘Do atabaque ao berimbau. Viva a tradição ancestral. Capoeira Angola é manha e mandinga’


Data: 18 a 21 de janeiro de 2023


Abertura Oficial: 18 de janeiro, 19 horas, na ECAIG Pelourinho – Rua Gregório de Matos, 9, 2º andar


Oficinas de movimento de Capoeira e Bateria de Capoeira Angola e Percussão Musical: 19 de janeiro, das 9 às 11 e das 15 às 17h, na ECAIG do Forte da Capoeira, no largo do Santo Antonio Além do Carmo.


Missa em Memória ao Mestre Pastinha e José Martins dos Santos (Malvadeza), pai do Mestre Curió: 20 de janeiro, às 18horas, na Igreja de São Francisco no Pelourinho.


Encerramento*: 21 de janeiro, a partir das 15horas, na ECAIG Pelourinho – Rua Gregório de Matos, 9, 2º andar


* Homenagens, teatro, dança, roda de Capoeira Angola, entrega de carteirinhas e apelidos para os alunos novos, dado pelo próprio Mestre Curió e oferenda do tradicional e delicioso Caruru de São Cosme e Damião.


Para acesso a todas as atividades será exigido o uso de máscara e apresentação da carteira de vacinação contra Covid em dia.


Fonte: https://portalsoteropreta.com.br/mestre-curio-realiza-32o-encontro-internacional-de-capoeira-angola/

1 visualização0 comentário
bottom of page