top of page
site-sma.png

MARGARETH MENEZES LEVA AFROPOP BRASILEIRO À EUROPA EM JULHO



Foto: Caio Lirio

Artista se apresenta em seis países europeus em sua 24ª turnê internacional


A música afro-contemporânea brasileira de Margareth Menezes vai ecoar no verão europeu em julho. A artista desembarca na Europa no dia 21 de julho, durante suas férias ministeriais, para uma turnê de sete shows em seis países.


Neste que será seu 24º tour internacional, Margareth se apresenta na Alemanha, Bélgica, Eslovênia, Holanda, Inglaterra e Portugal.

Margareth Menezes afirma e dá voz ao afrourbano nacional e é considerada a principal representante do Afropop Brasileiro, conceito que conduz sua carreira. Uma das principais artistas da música contemporânea do Brasil, ela leva aos palcos europeus um show inédito, em que mescla músicas autorais de seu último álbum lançado, o “Autêntica”, indicado ao Grammy Latino, com sucessos das mais de três décadas de carreira, além de releituras de canções de grandes artistas brasileiros que influenciam o seu fazer artístico.


“Estou muito feliz em voltar aos palcos europeus e bastante inspirada para essa turnê. Trago um repertório de canções autorais e revisito minhas principais referências musicais, com interpretações minhas de artistas que sempre me influenciaram, como Gilberto Gil e Caetano Veloso. Faço um passeio também pelo Recôncavo da Bahia, trazendo para o repertório músicas de Os Tincoãs e Roberto Mendes, além de trazer algumas parcerias, como as que tenho com Carlinhos Brown, em um grande caleidoscópio musical”, resume Margareth Menezes.


Música Negra Afrourbana


Serão onze dias circulando por sete cidades europeias com este show especial que destaca a música negra contemporânea e o trabalho de 37 anos de carreira de Margareth Menezes.


No palco, a artista traz a força da música baiana exaltando o samba reggae, e referenciando blocos afros como Olodum, Muzenza e Malê Debalê, e também trazendo referências do Axé Music, movimento musical que levou a música da Bahia para o mundo.

O repertório traz ainda referências à regionalidade da artista, exaltando a cultura do Nordeste brasileiro em canções de Dorival Caymmi, Jacinto Silva e Jackson do Pandeiro. A artista faz também um tributo a João Donato, um dos expoentes da Bossa Nova, falecido em 2023, com quem a artista tinha uma excelente relação musical.



Foto: Mariane Smania

Turnê


A turnê começa no dia 21 de julho, em Liubliana, capital da Eslovênia. No dia 24, Margareth é atração do FMM Sines, em Sines, Portugal. No dia 25 de julho, a turnê desembarca na Alemanha para uma apresentação na House of World Cultures, em Berlim. O público de Londres, na Inglaterra, se reencontra com a artista no dia 26 de julho, para uma apresentação única no Barbican Centre. Em 27 de julho, Margareth se apresenta na Paradiso, em Amsterdã, na Holanda. Na Bélgica, o show será apresentado no Sfinks Festival, em Boechout, em 28 de julho. Em 30 de julho, a artista volta à Alemanha para mais uma apresentação, dessa vez em Frankfurt, no Palmengarten.


Margareth Menezes


Cantora, compositora, atriz, empresária e atual ministra da Cultura do Brasil, em 37 anos de trabalho já soma 17 obras lançadas, entre LPs, CDs e DVDs, e 23 turnês internacionais por todos os continentes do mundo. Uma das artistas brasileiras mais ouvidas internacionalmente, Margareth Menezes reverbera em seu trabalho a ancestralidade afro ao mesmo tempo em que se conecta a um vasto e moderno universo de possibilidades rítmicas.


“Sou uma artista afrourbana que sempre dialoga com o que está posto aí na atualidade. Eu sou isso, desde sempre. E nesse show trago justamente essa contemporaneidade musical, estabelecendo cruzamentos rítmicos de claves - algumas vindas dos blocos afros, outras da nossa própria natividade afrobrasileira - com sonoridades e comportamentos afrourbanos”, explica.

Comments


bottom of page