top of page
site-sma.png

MÚSICO FEIRENSE GANHA BOLSA DE ESTUDOS NOS EUA E FAZ CAMPANHA PARA CUSTEAR DESPESAS COM VIAGEM


Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O músico violoncelista Luan Santa Clara dos Santos, 22 anos, que é de Feira de Santana, está prestes a realizar um grande sonho em sua carreira. O jovem foi contemplado com uma bolsa de estudos na Nicholls State University, no estado de Louisiana, nos Estados Unidos.


O feirense terá direito a hospedagem e alimentação pagos pela universidade. Porém, precisa de ajuda financeira para custear as despesas com o visto e a passagem para o país norte-americano.


O início do sonho


“Era muito difícil o professor vir aqui, era uma vez por mês, uma vez a cada três meses”

Em entrevista ao Acorda Cidade, Luan Santa Clara contou um pouco da sua história e como começou no ramo da música. Neste momento, o cenário permanecia em Feira de Santana, no bairro Brasília, onde morava. Logo após, mudou-se para Salvador com o objetivo de estudar e aprofundar conhecimentos na profissão.


“Na música, eu comecei na igreja. Em 2014, o projeto Neojiba veio para Feira, eles montaram um núcleo e eu fiz uma audição com clarinete na época, fui aprovado, e em 2015 eu mudei para o violoncelo. Era muito difícil o professor vir aqui, era uma vez por mês, uma vez a cada três meses. Então eu mandei mensagem para uma professora da Universidade Estadual da Bahia (Ufba), e ela me aceitou como aluno de extensão, e eu ia uma vez por mês fazer aulas. Em 2018, eu fui aprovado na Orquestra Juvenil da Bahia, do programa Neojiba, e entrei na Ufba”, relatou o violoncelista.



Atualmente Luan Santa Clara é graduado em música pela Ufba e continua fazendo parte da Orquestra Juvenil. Por isso, ele já teve a oportunidade de tocar com grandes artistas e realizar viagens internacionais.


Oportunidades


“Hoje sou formado e graças a Deus e ao projeto Neojiba conheci alguns países na Europa, fiz viagens, e toquei com grandes artistas como Ricardo Castro e Maria João Pires. As melhores experiências que eu tive como músico foram duas viagens que eu fiz para a Europa em 2018, fui duas vezes. E agora, neste ano, em setembro fizemos uma viagem para sete países”, contou.

Para conseguir custear as despesas com a passagem e o visto americano, o jovem músico lançou uma campanha nas redes sociais. Desse modo, pede a ajuda também da comunidade feirense para alcançar o seu objetivo.


“Estou fazendo uma vaquinha online, pois vou precisar custear visto, passagens, então estou fazendo uma vaquinha em torno de 13 mil pelo levantamento que eu fiz. Eu fiz um card com um vídeo e estou divulgando no whatsapp e no Instagram de amigos. Preciso estar lá em janeiro, então vou receber a carta e vou ter que ir para Recife tirar o visto. E, sendo aprovado, eu vou comprar as passagens. As aulas começam em 16 de janeiro, mas até agora só arrecadei em torno de R$ 500”, afirmou o jovem.

Como participar


Para ajudar Luan Santa Clara a realizar o seu sonho, voluntários podem ofertar doações em dinheiro através da chave PIX da mãe dele, Ilma Santa Clara Magalhães, com o número 75 9 9142-3441 (celular). Ou ainda, através de transferências bancárias para a conta na Caixa Econômica Agência: 0068 C/P: 000855587003-6.


Comments


bottom of page