top of page
site-sma.png

LITERATURA E ARTE SE ENCONTRAM EM FESTIVAL INÉDITO NA CIDADE-MÃE DA CHAPADA DIAMANTINA


Foto: Gustavo Medeiros


Com shows de Adão Negro e Del Feliz, além da presença do autor Itamar Vieira Junior, 1ª edição do Fliarc acontecerá entre os dias 19 e 22 de outubro e com entrada gratuita


Um patrimônio histórico e artístico singular torna Rio de Contas o palco ideal para a união de literatura e arte, sem mencionar a beleza encantadora e o lugar privilegiado na Chapada Diamantina. Este mês, acontecerá na cidade, a 1ª edição do Festival Literário e Artístico de Rio de Contas (Fliarc), que será realizado entre os dias 19 e 22 de outubro.


A primeira edição do evento terá como tema “Resistência e Memórias”, e envolverá, além da comunidade rio-contense, artistas e escritores nacionais e locais.

O Fliarc celebra também os 300 anos da cidade e o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia e conta com uma programação diversificada. Diferentes pontos da cidade serão palco de exposições e apresentações, como a Casa de Câmara e Cadeia e o Teatro São Carlos, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), além do Club Rio-contense.

A estimativa é que 20 mil pessoas participem do evento nos quatro dias de programação.


“O festival é um momento histórico para Rio de Contas e merece uma programação especial. Na parte musical, teremos shows da banda Adão Negro e do cantor Del Feliz, além da apresentação de artistas rio-contenses. Para a literatura, a participação de autores que se destacam representando o nosso estado, como Itamar Vieira Junior, e lançamento de livros de outros escritores baianos”, ressalta Nádia Márcia Campos, curadora do evento.

Nesta primeira edição, o festival exaltará representantes da cultura local, que darão nome aos espaços artísticos e literários nos quatro dias de evento.


Nascido no distrito de Arapiranga, em Rio de Contas, o artista plástico Juarez Paraíso é o principal homenageado, como forma de reconhecimento do legado construído por ele, além do seu posicionamento em defesa da democracia.

Juarez Paraíso - Foto: Agencia A Tarde

Também haverá homenagens póstumas para quatro personalidades: Zofir Brasil (Artista e Poeta); Maria Brandão (Ativista Política); Esaú Pinto (Músico/Maestro da Lira dos Artistas); e Esther Trindade (Escritora).

Entre as atividades, lançamento de livros, conversa com autores, oficinas, mesas-redondas, cineclube e exposições de artes e fotográficas.


A entrada é gratuita.

A programação completa do Fliarc pode ser consultada no site www.fliarc.com.br e no Instagram, através da conta @fliarcoficial.

Rio de Contas

Rio de Contas possui cerca de 13 mil habitantes e fica 612 km distante de Salvador. O município da Chapada Diamantina se destaca pelas trilhas e cachoeiras, atraindo pessoas de todo o país. A experiência no recebimento de visitantes ao longo do ano torna a hospitalidade do município um destaque à parte, com boas pousadas e hospedarias. Saindo da capital baiana em direção à cidade, o tempo de viagem estimado é de 8 horas. O percurso começa pela BR-324, até Feira de Santana. Na sequência, a viagem continua passando pelos municípios de Itatim, Milagres, Iaçu, Marcionílio Souza, Itaetê, Mucugê, Abaíra e Jussiape, até chegar em Rio de Contas.

Realizado pelo Coletivo Raiz Doce, o Fliarc tem patrocínio do Governo da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon – órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) - da Superintendência de Fomento ao Turismo e da Bahiagás. Conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Rio de Contas; Academia de Letras da Bahia; IPHAN – Superintendência Bahia; Núcleo Territorial de Educação 03 – Seabra; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Mais informações:

Evento: I Festival Literário e Artístico de Rio de Contas (Fliarc). Data: 19 a 22 de outubro de 2023. Local: Rio de Contas, Bahia. Programação Completa: Site: www.fliarc.com.br Instagram: @fliarcoficial

Comentários


bottom of page