FESTIVAL RESGATA COMIDA DE TABULEIRO E PRESTA HOMENAGEM À DUAS BAIANAS DE ACARAJÉ


Filet de tilápia grelhada temperada com temperos Outback (Fotos: Divulgação)

Evento Gastronômico do Shopping da Bahia acontece até 30 de maio e reúne seis restaurantes que criaram pratos exclusivos sob a curadoria do chef Fabrício Lemos


Nos últimos tempos, os festivais de gastronomia têm sido cada vez mais frequentes na Bahia. Às vezes bons, às vezes nem tanto assim, mas uma coisa é certa: cada iniciativa dessas fortalece a gastronomia e movimenta esse importante setor que emprega milhares e milhares de pessoas e enaltece a nossa cultura que tem como um dos seus pilares a cozinha afro-baiana.


Quando bem elaborados atraem novos públicos e despertam o interesse dos consumidores para a importância da gastronomia. Especialmente quando resgata a culinária raiz e coloca holofote nessa que é uma das grandes riquezas da nossa terra.

PEREIRA - Gnocchi de vatapá com molho de moqueca de camarão


Esta, aliás, é a proposta do Festival Gastronômico do Shopping da Bahia que, desde a última quarta-feira (20), está promovendo a quarta edição do projeto em seis dos seus restaurantes.


Desta vez, a proposta é resgatar a chamada comida de tabuleiro homenageando dois ícones contemporâneos deste segmento: Dinha e Cira do Acarajé, ambas falecidas, mas que deixaram seus legados e criaram negócios que seguem firmes geridos por seus familiares.


MISSÔ - Tilápia temperada com Shimon togarachy, empanada


Para executar a tarefa, a direção do shopping convocou o tarimbado chef Fabrício Lemos, comandante dos restaurantes Ori, Origem, Omí e Gem, que assinou a curadoria do evento. A missão de Lemos foi propor aos chefs dos restaurantes Pereira Café, Missô, Farid, Mariposa, Paris 6 e Outback que criassem pratos exclusivos a partir de ingredientes presentes no tabuleiro das baianas de acarajé.


“Cada chef buscou fazer uma homenagem de acordo com a sua criatividade, mas respeitando o conceito de cada restaurante. O principal disso tudo é enaltecer as baianas de acarajé e seus tabuleiros, sem mexer na tradição e na ancestralidade que encontramos nas ruas de Salvador”, explica Lemos.


FARID - Mini bolinhos fritos de grão de bico moído e temperado


Sob a supervisão do curador, o resultado pode ser conferido em cada um dos seis restaurantes participantes até o dia 30 de maio. Cada prato tem valor fixo de R$ 49,90 e os clientes que consumirem três pratos diferentes durante o período do festival levam para casa um avental exclusivo.


Os aventais têm estoque limitado e poderão ser retirados pelos clientes no posto de troca localizado na Praça Mãe Menininha, no terceiro piso.


PARIS 6 - Moqueca de peixe grelhado, azeite de dendê, leite de coco e iguarias


A homenagem às duas quituteiras não ficará restrita ao festival gastronômico. De acordo com o superintendente do Shopping da Bahia, Wilton Oliveira, as baianas também batizarão duas alamedas do centro de compras.


“A baianidade é um pilar do posicionamento do nosso shopping. Como ouço sempre, esse é o shopping das ‘coisas da Bahia’. Por isso, renovamos essa tradição com a homenagem a Dinha e Cira do Acarajé, que agora vão nomear uma alameda do Shopping da Bahia”, diz.


MARIPOSA - Tilápia empanada no floquinho de milho frito no dendê sobre purê de beterraba


A alameda que abriga o novo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no segundo piso, será batizada com os nomes das duas quituteiras ilustres, num evento com a presença das duas famílias a placa comemorativa a ser instalada nos locais. E assim, a nossa gastronomia e os nossos mestres da cozinha afro-baiana seguem inspirando novos criadores com seus importantes legados.


Pratos:


OUTBACK - Filet de tilápia grelhada com temperos Outback, servida ao molho tártare e um acompanhamento a escolha do cliente;


PARIS 6 - Tilápia grelhada e depois cozida no molho de moqueca que leva azeite de dendê, leite de coco e iguarias. Acompanha arroz e farofa de banana;


MISSÔ - Tilápia temperada com shimon togarachy, empanada em farinha panco e deitada no arroz emulsificado com tapioca e coco frito; "acarajé japonesa" feito com arroz Gohan, recheado de salmão grelhado e camarão com creme de dendê e redução de coco; e pra coroar, vinagrete com um fio de molho teriaki;


MARIPOSA - Tilápia empanada no floquinho de milho frito no dendê sobre purê de beterraba com limão, vinagrete de coco e aioli de coentro;


PEREIRA - Gnocchi de vatapá com molho de moqueca de camarão;


FARID - Mini bolinhos fritos feitos de grão de bico moído e temperados ao modo libanês. É servido com três molhos: camarão, homus tahine e salada vinagrete. Acompanha um mix de folhas


Serviço:


@outbackbrasil

@paris_6_salvador_

@faridarabe

@restaurantemisso

@cafedopereira

@mariposasdb


Fonte: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/festival-resgata-comida-de-tabuleiro-e-presta-homenagem-a-duas-baianas-de-acaraje/

1 visualização0 comentário