FESTIVAL DE CULTURA POPULAR TRAZ BENÇÃOS E EMOÇÃO AO PELOURINHO


Foto: Divulgação.

O Festival de Cultura Popular será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, de forma gratuita nas ruas, praças e largos do Centro Histórico. Ao todo, 22 manifestações culturais apresentarão ao público toda a riqueza artística do Recôncavo da Bahia.


Durante os três dias, artistas populares de Salvador, Santo Amaro, Acupe, Maragogipe, São Félix, São Bartolomeu, Saubara, São Brás e Maracangalha se apresentarão em cortejos e no palco armado no Largo do Cruzeiro do São Francisco onde, inclusive, Roberto Mendes faz um show especial no sábado, às 18h.

Haverá também uma edição especial da Feira da Sé e o Caminho da Comida Afetiva do Recôncavo, roteiro gastronômico especialmente criado para o festival e que conta com a participação de bares e restaurantes da região.


Mas um momento especialmente “abençoado” está criando uma grande expectativa entre os realizadores do evento: o encontro, a partir das 16h do dia 25, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, da Irmandade da igreja com as senhoras da Irmandade da Boa Morte e as Baianas de Acarajé, que são as grandes homenageadas do festival, celebram seu dia e os 10 anos de reconhecimento do seu ofício como Patrimônio Imaterial da Bahia.

Para completar, antes e depois da missa, que será celebrada pelo padre Lázaro Muniz, o afoxé Filhos de Gandhy fará um cortejo pelas ruas do Pelourinho, recebendo os convidados para a missa e, após o seu final, subirá até o Largo do Cruzeiro do São Francisco entoando o Hino ao Senhor do Bonfim.

O Festival de Cultura Popular é uma realização do Instituto ACM – Ação, Cidadania e Memória, com produção da Canjerê Produções, apoio da ACELEN, Rede Bahia, Correio, ACHE – Associação dos Empreendedores do Centro Histórico e apoio institucional da Prefeitura de Salvador.

Serviço


Missa Solene da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – com Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, Irmandade da Boa Morte, Baianas do Acarajé e Filhos de Gandhy


Data: 25 de novembro

Horário: a partir das 16h

Local: Igreja do Rosário dos Pretos – Largo do Pelourinho.



Fonte: https://aloalobahia.com/notas/festival-de-cultura-popular-traz-bencaos-e-emocao-ao-pelourinho

0 visualização0 comentário