top of page
site-sma.png

FESTIVAL DE CINEMA “FERROVIAS” APRESENTARÁ PRODUÇÕES DO SUBÚRBIO




Está aberta até o dia 20 de julho a Chamada Pública para filmes de ficção, documentário, animação, vídeoclipe e obras experimentais para participarem do Festival de Cinema Ferrovias. O Festival acontecerá em agosto e circulará em quatro espaços comunitários da região, com programação híbrida e atividades gratuitas.


O projeto Ferrovias visa expandir os debates sobre as produções audiovisuais do Subúrbio Ferroviário de Salvador.


O objetivo central é mapear produções realizadas na região e promover o encontro entre produtores, roteiristas, diretores e demais membros da cadeia produtiva, além de estimular a formação de novos talentos por meio de oficinas formativas e apresentações artísticas.

O festival contará com uma programação híbrida e oferecerá atividades gratuitas de 17 a 20 de agosto nos bairros de Tubarão, Escada, São João do Cabrito e Plataforma.


O nome “Ferrovias” foi escolhido em homenagem ao extinto sistema de trens que atravessou o território durante 162 anos às margens da Baía de Todos os Santos, em dez estações, de Calçada a Paripe.

O Ferrovias – Festival de Cinema do Subúrbio foi contemplado no edital Arte Todo Dia – Ano VI, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.


O Festival contará com sessões temáticas e sessões especiais durante 4 dias de programação. As sessões também ocorrerão virtualmente, ficando disponível por 24h após a primeira exibição. O festival será itinerante, acontecendo em 4 espaços comunitários dos bairros de Tubarão, Escada, São João do Cabrito e Plataforma.

A curadoria do Festival irá avaliar a partir de critérios estéticos/poéticos e técnicos como expressividade, uso criativo da linguagem, roteiro, montagem, direção – priorizando em 60% produções de realizadores(as) suburbanos(as). Também serão aceitas obras que utilizarem o espaço do Subúrbio como temática narrativa e/ou locus de produção.



OFICINAS


Será realizado um ciclo de oficinas na Escola Comunitária Nossa Senhora de Escada, no bairro de Escada, para difundir conhecimentos da área do audiovisual e incentivar produções locais.


Serão selecionados 25 estudantes de escolas públicas via chamada pública, com idades entre 15 e 20 anos e que residam nos bairros do Subúrbio de Salvador.

Os encontros terão duração de quatro dias, totalizando 20 horas-aula, com inscrições previstas para o mês de julho. Mais informações: festivalferrovias.com



Serviço:

FERROVIAS – Festival de Cinema do Subúrbio

Data: 17 a 20 de agosto;

Local: Tubarão, Escada, São João do Cabrito e Plataforma.

Gratuito

Comments


bottom of page