FESTIVAL DA PRIMAVERA MOVIMENTA A CAPITAL COM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA


Fotos: Lucas Moura/Secom

Após um hiato de dois anos, o Festival da Primavera retorna para animar a chegada da estação mais florida do ano na capital baiana. A edição deste ano, que é a 8ª do evento, foi apresentada à imprensa em uma coletiva realizada no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro, nesta segunda-feira (12). Estiveram presentes o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, o subsecretário de Cultura e Turismo (Secult), Érico Mendonça, e o titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro, além de diversas personalidades do cenário musical da capital.


Na ocasião, Isaac Edington ressaltou o quanto o festival marca um período importante para a capital.


"O mês de setembro sempre foi muito especial para Salvador, a cidade floresce e não apenas no sentido das flores. Temos orgulho de dizer que é nosso pré-verão e temos o privilégio de fazer com que esta iniciativa chegue aos quatro cantos da cidade e atraia moradores e visitantes", detalhou.

A programação alusiva à Primavera terá início nesta quinta-feira (15) e seguirá até o próximo dia 25.


O festival terá uma programação vasta envolvendo música, gastronomia, atividades esportivas, culturais e de lazer, além de feiras variadas em diversos pontos da cidade. Regiões estratégicas vão receber a programação festiva, de modo a alcançar o maior quantitativo de soteropolitanos possível, descentralizando a programação.

Para Érico Mendonça a programação marca a retomada de grandes eventos na capital.


"Estamos vendo o retorno do Festival da Primavera após dois anos praticamente sem nenhum grande evento na cidade. A expectativa é que tenhamos uma fluência grande de público, sobretudo porque a programação acontecerá em diversos espaços", afirmou.

Fernando Guerreiro destacou que o evento se destaca pela diversidade.


“Uma programação que celebra ritmos, história, gêneros, com o objetivo de promover a ocupação de toda a cidade durante o período", disse.

Novidades – O Festival da Primavera 2022 terá diversas novidades, a exemplo do Primavera Sunset, um projeto musical que ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro, na Praça Marechal Deodoro (Praça da Mãozinha), no Comércio. O primeiro dia terá shows de Afrocidade e Melly e DJ Belle, e no dia seguinte será a vez do DJ Xirita, Nêssa e Digo, Tiri, Gibi e Sistema Pagotrap.


A Praça Dois de Julho (Campo Grande) também receberá uma programação especial com a apresentação de diversas filarmônicas na sexta-feira (17). Já no dia 18, a praça será palco do projeto “Tem Chorinho na Praça” que vai trazer Armandinho e Luciano Calazans e os convidados Janela Brasileira, Quadra Moderna e Som do Sisal.


O Parque dos Ventos, na Boca do Rio, receberá o projeto “A Volta da Volta” que consistirá na apresentação da banda Mudei de Nome, que traz um repertório carnavalesco a bordo de um pranchão. A atividade ocorre no domingo (18), a partir das 11h.


A Praça da Revolução, em Periperi, será palco do show da dupla Péricles e Leonardo e do cantor Lincoln, no dia 24 de setembro. As apresentações vão ocorrer em um trio elétrico. Há ainda diversos shows previstos para ocorrer no Largo da Mariquita (Rio Vermelho), Campo da Pronaica (Cajazeiras), Parque da Cidade (Itaigara).


Outras vertentes – Ainda como parte da programação, o Festival da Primavera terá circuito gastronômico em 22 bares e restaurantes do Centro Histórico, com preços e cardápios diferenciados. Quem comparecer aos estabelecimentos poderá apreciar ainda, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, atrações musicais especiais.


No quesito esporte a cidade terá competição de crossfit, a Maratona Salvador, evento cicloturístico, treinamento de primeiros socorros para ciclistas, curso de mecânica básica de bicicleta e mais. Os museus, teatros e espaços culturais também terão uma programação diversificada e alusiva à primavera.


A programação completa poderá ser conferida através do site oficial do evento www.festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br.

3 visualizações0 comentário