top of page

ESCRITORES NEGROS LANÇAM PUBLICAÇÃO SOBRE MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS NO CENTRO DE SALVADOR


Mônica Santana Foto: Priscila Fulô


Das memórias e experiências no antigo Centro de Salvador brotou o livro Recordações de Becos e Vielas, que terá lançamento no dia 28 de fevereiro, às 19h, no Consulado Rosa Malê (Rua Maciel de Cima, n°20 Pelourinho). Idealizado por Mônica Santana, que assina dez crônicas presentes na obra, construída por meio de derivas nas ruas do Centro Histórico da capital baiana.


Lançado pela Edtóra / Sociedade da Prensa, o livro reúne também poemas de Alex Simões e uma peça teatral de Gildon Oliveira, além de uma série fotográfica realizada por Priscila Fulô.

O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Literatura 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.


A equipe de criadores do projeto residiu por anos no Centro de Salvador, trazendo as recordações e experiências para escrita e imagens. Escritores, fotógrafa e editores caminharam juntos e olharam para as ruas, velhos casarões, ladeiras e becos da velha Salvador, produzindo um livro que entrelaça presente e passado do território e do seu próprio modo de conceber produções editoriais e gráficas.



“Recordações de Becos e Vielas é um livro que reúne texto e imagens de autorias negras: aqui não simplesmente representação, produzida por olhares brancos, mas produção de discurso e fabulação por quem vivenciou esse território, com os atravessamentos de corpos negros e dissidentes. O livro nasceu da vontade de contar as histórias que vivi e testemunhei nos anos em que morei, trabalhei, visitei o Centro Histórico de Salvador. Nasceu da vontade de produzir um livro fruto de memórias, bem como das andanças no presente ao lado de outras pessoas que também vivenciam esse território” – De acordo com a coordenadora do projeto e escritora, Mônica Santana.


O livro reúne 10 crônicas escritas por Mônica Santana e cinco poemas de Alex Simões, bem como uma peça teatral de Gildon Oliveira e a série fotográfica de Priscila Fulô.


O lançamento contará com um Sarau, envolvendo leitura dramática do texto teatral, bem como de outros textos do livro.

Contando com a participação de Gustavo Melo Cerqueira, Jocélia Aguiar, Laís Machado e Marcia Lima, o evento terá entrada franca e é aberto ao público. Na oportunidade o livro estará à venda (R$30,00 – preço promocional de lançamento) e haverá sessão de autógrafos.


SERVIÇO


Lançamento do Livro Recordações de Becos e Vielas, de Mônica Santana, Alex Simões, Gildon Oliveira e Priscila Fulô


Dia 28 de fevereiro, às 19h, no Consulado Rosa Malê (Rua Maciel de Baixo, n°20 Pelourinho)

Entrada franca

Livro à venda por R$30,00 (preço promocional de lançamento).

Editora / Sociedade da Prensa



Fonte: https://portalsoteropreta.com.br/escritores-negros-lancam-publicacao-sobre-memorias-e-vivencias-no-centro-de-salvador/

0 visualização0 comentário
bottom of page