top of page
site-sma.png

DOMINGO ARTÍSTICO ABRE CALENDÁRIO DO PROJETO VAI CHEGAR NO ENGENHO VELHO DA FEDERAÇÃO


Fotos: Divulgação


Domingo Artístico (23) abre calendário do projeto Vai Chegar no Engenho Velho da Federação


No próximo domingo, dia 23,, boas novas chegam ao Engenho Velho da Federação com a abertura da programação de 2023 do Centro Cultural Vai Chegar que, desde 2018, envolve centenas de crianças do bairro em práticas artísticas, apoiando seu desenvolvimento como indivíduos e cidadãos.


Na data, as famílias irão realizar as matrículas para a agenda de atividades que o projeto vai realizar de abril a novembro. A partir das 10h, haverá o Domingo Musical, com exibição de clipe gravado no bairro e oficina de artes visuais conduzida pelo artista plástico Carlos José.

O projeto Vai Chegar é uma realização da Associação Oficina das Artes em parceria com a Multi Planejamento Cultural.

Neste ano, recebe patrocínio da Neoenergia Coelba e do Instituto Neoenergia e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Serão oito meses de atividades, quando acontecerão semanalmente Oficinas de diferentes linguagens artísticas e, mensalmente, sessões de Cineclube e o Domingo Artístico, abertos à comunidade.



No domingo, dia 23, o cronograma começa com a estreia do Domingo Artístico, com a realização de uma oficina de artes visuais com o artista plástico e educador Carlos José Santana, cujo resultado será uma pintura coletiva baseada em percepções de músicas.


Como o encontro marca o início do ano letivo do projeto, famílias e alunos terão conhecimento de todo o programa e modo de funcionamento das atividades na ocasião.

A manhã culmina com a exibição do clipe Segure o Coco, com direção audiovisual de Ireno Figuer e direção artística e canção do músico e compositor Tedy Santana, baterista profissional com reconhecimento internacional, morador do bairro e idealizador do Vai Chegar.


“O sonho do Centro Cultural Vai Chegar é acolher a singularidade de cada jovem, continuar plantando sementes, apoiar as crianças na sua formação como indivíduo, dando possibilidades para novos saltos, perspectivas, realizações e conquistas”, defende o músico. Ele conta que o clipe Segure o Coco foi gravado no final de 2022, para celebrar a dedicação e compromisso dos jovens com as atividades do projeto durante todo o ano.

“Foi um ano difícil, de retorno de pandemia, e mesmo com todas as dificuldades, essas crianças e adolescentes frequentaram as atividades e mantiveram o compromisso com o projeto, então esse clipe aconteceu num momento de alegria, como uma grande celebração. Eles tocaram, se divertiram, dançaram, foi mágico”, comenta Tedy, que atua como diretor-presidente do Vai Chegar, realizando a gestão do projeto ao lado da diretora da Associação Oficina das Artes, Laurette Perrin. No dia 23 o clipe também poderá ser conferido no canal do Youtube da instituição em https://www.youtube.com/@VaiChegar


“Esse é um ano muito especial, porque o projeto está tomando corpo. Na verdade, foram muitos anos plantando sementes no cotidiano, semeando artes, vontade de crer, vontade de perceber o mundo em todas suas possibilidades e transformações possíveis. O Vai Chegar está, desde sempre, colhendo o sorriso das crianças, mas esse ano, com o apoio da Neoenergia e Governo do Estado, a equipe vai se tornar maior e com mais competências, para dar mais sustentabilidade ao projeto, permitindo que ele se torne uma referência ainda mais segura para as crianças e jovens do bairro”, avalia Laurette.

Todas as artes – Música, artes cênicas, audiovisual e artes visuais são as linguagens das oficinas artísticas que o projeto Vai Chegar passa a realizar semanalmente a partir do dia 24 de abril. Cada uma terá um profissional à frente, que conduzirá todos os encontros, sendo eles Marcelo Santolis (Investigação Musical), Tedy Santana (Prática Rítmica), Lissandra Santos (Dança), Irma Ferreira (Prática Vocal), Carlos José (Artes Plásticas), Andréia Fábia (Teatro), Ireno Figuer (Criação de Vídeos) e DJ Mangaio (Música Eletroacústica).


A programação deste ano terá a duração de oito meses, com conclusão no mês de novembro.

Na primeira quarta-feira de cada mês acontece o Cineclube, das 18h às 21h, quando obras cinematográficas serão exibidas, seguidas de rodas de conversa com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e formar público, ao tempo que possibilita acesso ao conhecimento sobre nossa história e heranças, ampliando a dimensão de pertencimento territorial. A curadoria é de Jazz da Silva.



SERVIÇO

Domingo Artístico – Abertura Projeto Vai Chegar 2023
Data: 23 de abril de 2023
Horário: 10h
Atividades:

●        Matrícula Ano Letivo

●        Oficina de Artes Visuais com Carlos José Santana

●        Exibição de clipe Segure o Coco

Commentaires


bottom of page